segunda-feira, 17 de março de 2008

" Ouvir é Amar"



Tenho constatado que existe um grave problema no relacionamento entre as pessoas, dum modo geral, resultante da incapacidade e indisponibilidade de ouvir com atenção um ao outro. Mesmo entre os cristãos e os seus líderes espirituais o problema não deixa de se colocar.
È um assunto que me preocupa e me trás alguma angústia, pois vejo os efeitos nefastos que resultam daí.
Sobre este tema, encontrei um texto que considero muito interessante e muito actual, no blogue” Praxis Cristã”, da responsabilidade do Pastor Maurício Abreu de Carvalho, o qual passo a transcrever aqui:

“ O primeiro serviço que alguém deve ao outro na comunidade é ouvi-lo. Assim como o amor de Deus começa com o ouvir a sua palavra, assim também o amor ao irmão começa com o aprender a escutá-lo. È prova do amor de Deus para conosco que não apenas nos dá a sua Palavra, mas também nos empresta o ouvido. Portanto é realizar a obra de Deus no irmão quando aprendemos a ouvi-lo. Cristãos e especialmente pregadores sempre acham que têm algo a “oferecer” quando se encontram na companhia de outras pessoas , como se isso fosse o seu único serviço. Esquecem que ouvir pode ser um serviço maior do que falar. Muitas pessoas procuram um ouvido atento, e não o encontram entre os cristãos, porque esses falam quando deveriam ouvir…”

Fonte: Sociedade Internacional Bonhoeffer
http: // www.sociedadebonhoeffer.org.br./

8 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Muito bom.
Que Deus nos ajude.
Abraço

Viviana disse...

AMEN!

A começar por mim...

Tenha um bom dia Jorge

Um abraço

Lou H. Mello disse...

Viviana
Vim conhecer seu blog. Para começar fiquei surpreso com o link para a Gruta, pelo que agradeço muitíssimo. Colocarei o seu entre os amigos da Gruta, ainda hoje. De fato, relacionamento é uma arte. Olhai os Lírios do Campo é uma frase do Senhor Jesus, um livro de Érico Veríssimo que lí na minha juventude e uma grande lição para todos nós. Obrigado.

Recursos para tu blog - Ferip - disse...

Hola Vivi!!! Qué alegría!!!!
Encontrarnos de yan lejos y siendo de tancerquita!!!!!

Qué hacés en Portugal?????
Claro, viviendo...pero, contame más!!!! Me encanmta! tentgo una prima por ahí!
Venite a mi blog siempre: hay muchos argentinos, como nosotras.

Los libros de Bonhoeffer han sido inspiración a tantos! Y sí...oir es un trabajo de amor puro.

Este abrazo graaaaaaande y un mate con Taragüí recien servido!!!! ♥

Besossssssssss!!!!!!

Paulo Costa disse...

Já conhecia esta reflexão. Tive oportunidade de le-la há pouco tempo no blog dum amigo. Gostei imenso de rele-la.
Convido-a a passar no meu outro blog:"Abrigo dos Sábios". Recebeu uma resposta a um comentário que deixou há pouco tempo no seguinte post:http://abrigodossabios-paulo.blogspot.com/2008/03/s-d-ouvidos-quem-te-ama.html
Obrigado pelas visitas.
Deus a abençoe!
Abraço fraterno!

Vilma disse...

Fazem muita falta ouvidos para ouvir.

Viviana disse...

È verdade Vilma!

Sinto isso tanto!

um abraço

BC disse...

Na verdade, tenho sempre falado, na força das palavras, especialmemte no meu blog, sem diálogo é difícil gerir as relações entre os seres, diálogo é imprescindível, as palavras unem as pessoas...
Fique bem Viviana
BC