sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

22 de Fevereiro - Dia Europeu da vitima de crime



Hoje, 22 de Fevereiro, é o dia Europeu da Vitima de crime.
Segundo o Diário de Notícias de hoje, oitenta e cinco por cento dos crimes cometidos por ano em Portugal, dizem respeito á violência doméstica.
As mulheres em Portugal são o maior número de vítimas.
À A.P.A.V., Associação Portuguesa de apoio á vitima, chegam diariamente 16 pedidos de auxílio, num total de 112 por semana, apresentando-se Portugal acima da média Mundial.
Cinco mulheres morrem todos os meses em Portugal vítimas desta violência.
Segundo as estatísticas, a violência doméstica mata mais mulheres que o cancro.
A violência doméstica é abominável. Nada nem ninguém justifica que se agrida uma mulher, Há outras formas para resolver os problemas conjugais que não esta. Eu costumo dizer e creio nisso firmemente, que estes homens violentos que desrespeitam e agridem as mulheres, não merecem ter uma mulher, devem ficar e viver sozinhos, com a sua maldade e brutalidade.
Apelo a todas as mulheres e aos homens de bem, que nos possamos unir e lutar contra este “cancro” social que é a violência doméstica.
Vou deixar aqui algumas “dicas”, para caso seja necessário – espero que não – de como agir em caso de violência.
Se for agredida o que poderá fazer:
Gritar, pedir socorro, procurar refúgio em casa de vizinhos, amigos, PSP.
(Estas atitudes podem reduzir ou acabar a agressão)
Dirija-se a um hospital ou Posto Médico para ser observada. Apresente queixa á PSP ou qualquer outro órgão de polícia criminal.
(As pessoas que presenciarem poderão servir de testemunhas.)
Tenha á mão os números de telefone de que poderá precisar. Anseio pelo dia em que a violência doméstica tenha desaparecido, em Portugal e por esse mundo fora, para tranquilidade e paz de todas as mulheres

Sem comentários: