sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Hans Christian Andersen (1805-1875) em Sintra


Romancista e poeta dinamarquês, celebrizou-se pelos seus contos de fadas e narrativas de viagens.
Visitou Portugal em 1866 e esteve hospedado em casa de José O,Neil, situada nas proximidades da Igreja de Santa Maria, na Calçada dos Clérigos, n.º 9. Ali foi o refúgio sintrense do famoso escritor de 16 de Julho a 8 de Agosto daquele ano.
No seu diário UMA VISITA A PORTUGAL, Andersen afirmou. «A mais bela e decantada parte de Portugal é a inigualável Sintra» Ou «diz-se que todo o estrangeiro poderá encontrar em Sintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca» Acerca da casa onde esteve durante a sua estadia em Sintra, escreveu: «Constituindo um simples lugarejo, acima de Sintra, entre rochas e verduras, está Santa Maria, em cujos arredores, sob altas árvores, José O,Neil tinha a sua casa de campo, meu novo lar. Um largo terraço com jardim suspenso e envidraçado dava para a estrada.

«O dia da partida aproximava-se. Custou-me separar-me de toda a beleza de Sintra»

«Quando, querendo Deus, em breve passear
nas galerias de faias do meu País Natal,
Voará muitas vezes meu pensamento
Para o belo País que é Portugal.»

Sem comentários: