sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dinamarca - o povo mais feliz da Europa


Há uns dias atrás, num almoço em família, o meu filho Miguel que é Gestor de Sistemas na R.T.P., disse-nos que lhe passou por as mãos uma notícia segundo a qual, o povo Dinamarquês é o povo considerado mais feliz da Europa. E sabem porquê? Porque é um povo que não tem ambições desmedidas como por exemplo têm os povos do Sul da Europa ou dos Estados Unidos da América, com seu sonho americano de ir sempre, sempre mais longe e ter, ter, sempre mais e mais.
E reparem, os cidadãos não se queixam de pagar em impostos ao Estado cinquenta por cento do que ganham, porque o estado lhes põe á disposição tudo quanto eles precisam em matéria de saúde, educação, segurança social, habitação, etc. etc.Com os outros cinquenta por cento com que ficam podem usufruir de um excelente nível de vida e realizar os seus sonhos.
Achei muito curioso e fiquei a pensar nisto. Na verdade, como eu costumo dizer aos meus amigos e familiares, nós não precisamos de muito para viver, precisamos é de administrar bem o que temos e ser sábios na escolha das prioridades na nossa vida.
De que adianta andar todos stressados e ansiosos sempre a querer ter isto e aquilo, sem nunca estar satisfeito com aquilo que já temos e, que afinal, na maioria das vezes, não é tão pouco quanto isso.
Decerto, valeria a pena olhar para este povo que vive lá na outra ponta da Europa e aprender alguma coisa com ele. Que é que acham?

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Olá Viviana,

Eu acho bem. Vivemos encharcados pela sociedade e pela sua mentalidade de querer comprar mais e ter mais.

Mas repare, não é difícil dar metade do que se ganha para os impostos, quando se ganha muito. Agora quando as pessoas vivem num país como o nosso, em que a maior parte dos ordenados mal chega para comer, penso que se torna muito mais difícil.

Além disso penso que a felicidade está ligada a uma relação com Deus e a Dinamarca é um país essencialmente cristão com cerca de 87% de evangélicos (luteranos).

Abraço

Anónimo disse...

"A felicidade é a razão da vida."

António disse...

O meu filho mais novo chegou hoje da Dinamarca, foi lá a um torneio internacional de pólo-aquático e vem fascinado com esse país.
Numa pequena aldeia, cerca de 500 habitantes, têm uma piscina de 25 m funda em toda a extensão com quartos no piso superior, pavilhão gimno-desportivo, como não há nenhum no Sul do nosso país, ginásio de musculação, tudo suportado pelo estado. Em Portugal, políticos como o Portas, que não quer pagar impostos, políticos como o Sócrates, que quer fazer obras megalómanas para os países ricos tirarem proveito do nosso dinheiro, políticos como a Manuela Ferreira Leite, que congelou as promoções na função pública desde há 10 anos, políticos que privatizam para depois de serem ministros ganharem dezenas de milhares decontos/mês a administrar aquilo que é de todos e que todos consomem por necessidade, onde o lucro está certo e garantido,quando é que lá chegamos? Já que alguns comentadores dizem que o segredo da felicidade deles está em Deus, então que Deus ilumine o caminho aos nossos políticos para também lá chegarmos. Na Dinamarca um administrador vai de bicicleta para o trabalho e em Portugal vai de mercedes e se calhar com guarda-costas, porque será?