sábado, 19 de abril de 2008

O peixinho Vanderlei


Naquele sábado, há uns três anos atrás, a família tinha ido passar o dia á aldeia, “á casa da avó.(que já partiu há cinco anos)
Como sempre, as crianças estavam desejosas de ir passear até ao rio, para ver os peixinhos e colher flores, como era costume.
O meu filho Pedro e o neto Gil, lembraram-se que poderiam apanhar alguns peixinhos para o aquário que gostariam de ter. Uma vez no rio, com um passador de arame que levara da gaveta da cozinha, o Gil “vai pescar”, Apanha então, três minúsculos peixinhos que coloca numa garrafa pequena de plástico onde os trás para casa.
O dia chegou ao fim e voltamos para Mira – Sintra e o Gil trás a tal garrafa na mão. Uma vez em casa ele pousa a garrafa junto ao lava – loiça para mais tarde dividir os peixinhos.
Entretanto o pastor Leal chega a casa (ele não foi conosco) e vai á cozinha e vê aquela pequena garrafa de plástico com uma água turva, meia suja e, pensa que é mesmo água suja para deitar fora. Não pergunta nada a ninguém e “ não vai de modas… despeja a garrafa dentro do lava – loiça… e vai á vida dele.
Mais tarde eu vou á cozinha e vejo a garrafa onde estavam os peixinhos vazia. O meu coração “deu logo um baque”…e, não sei porquê… apercebi-me imediatamente que ali havia dedo do pastor Leal! Isto de a gente viver na mesma casa há 42 anos…dá para conhecer muito bem um ao outro…
Chamei-o e perguntei-lhe o que tinha feito á água da garrafa, e ele… com uma grande calma, disse que a tinha despejado dentro do lava – loiça pensando que era água suja.
Bom, o que eu imaginara tinha acontecido! Os peixinhos foram pelo cano abaixo!
Entretanto, vejo que há dentro do lava – loiça uma chávena com um resto de café com leite e apercebo-me que há qualquer coisa a mexer lá dentro! Para meu espanto, um dos peixinhos que ao ser despejado caiu dentro da chávena e tentava sobreviver…
Os outros dois… tiveram pior sorte: Foram direitinhos pelo cano abaixo.
Lá salvei o peixinho e coloquei-o em água limpa numa outra garrafa e ele lá foi de carro nas mãos da Beatriz, fazer cerca de 100kms até Rio – Maior.
O Pedro chamou-lhe Vanderlei… creio que em homenagem a um jogador de futebol, brasileiro.
E pronto! O Vanderlei sobreviveu na chávena de café com leite, já tem três anos de idade, e está lindo e grande! Já quase não cabe no aquário, tão grande está!
Vanderlei, o sobrevivente, é olhado e tratado como um herói!
Há grande Vanderlei!

12 comentários:

Recursos para tu blog - Ferip - disse...

Me gustan los peces.
En el aula tenemos una pecera... y a los nenes les hace bien mirarlos.

Tres años de vida??? ya lo creo que es un héroe! :)
Cambiale la pecera!!! :))))
Se lo merece , es un campeón♥

Besos Vivi! El humo es un desastre... por acá.

Lou H. Mello disse...

Você é uma salvadora. Nesse dia, do Vanderlei, Deus deve ter decidido lhe transformar em uma salvadora de homens, como você é agora. Certo?

gaivota disse...

um peixinho a crescer, cheio de cuidados, que bom! eu tenho um coelhinho...mas só tem 6 meses ainda...
és argentina??? que lindo é o teu país!!!
amo a argentina, buenos aires, sanjuan, mendonza, rosario...
beijinhos

BC disse...

Boa noite Viviana!
Em primeiro lugar vim agradercer-lhe as maravilhosas palavras dos dois posts do meu blog, não sou merecedora de tanto(eu escrevi-lhe lá umas palavrinhas ontem, não sei se viu),o meu muito, muito obrigada mais uma vez.
Depois quanto ao peixinho,de facto
é um peixe especial, os peixes dos meus filhos nunca duraram mais
que uns meses...
Um abraço

Pedro Leal disse...

É verdade, o Vanderlei é mesmo um sobrevivente. Nestes quase quatro anos já passou por outras experiências radicais, tipo ser encontrado no chão da sala quietinho e quase seco, mas tem sempre resistido. O nome dele é uma espécie de homenagem ao atleta brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Nos Jogos Olimpicos de Atenas, em 2004, ele seguia isolado à frente da maratona quando foi agarrado por uma manifestante, um padre irlandês. Com a ajuda do público conseguiu libertar-se e acabaou a corrida ainda no terceiro lugar, apesar do susto e do tempo perdido. Como o episódio aconteceu na altura da captura do Vanderlei (peixe) achei que o nome ficava bem a um sobrevivente.

Viviana disse...

Olá, Ferípula!

Sempre que passas por aqui, dás-me muita alegria!

Sim, é preciso mudar la pecera do Vanderlei, O pedro vai providenciar isso.

Espero que o problema do fumo em Buenos - Aires, já esteja resolvido.

um beijinho

viviana

Viviana disse...

Lou,

Com que então, salvadora, eu!?

Acho essa classificação excessiva, para uma pessoa tão insignificante e humilde quanto eu... porém estou grata,por ser esse o seu sentimento a meu respeito.

Mas lá que o Senhor me tem dado o previlégio de ser usada para ajudar alguns a aproximarem-se dEle... é verdade!

Creio que na minha corôa... posso já contar com algumas estrelas.

Mas... a Ele, toda a Glória!
a Ele, todo o louvor!
a Ele toda a honra!

Um abraço em Cristo
viviana

Viviana disse...

Olá, querida Gaivota!

Só de escrever o teu nome, lembra-me logo do "meu querido mar"!

Tambem gosto muito de coelhinhos!
A minha neta Sara teve um daqueles branquinhos,com um pelo muito farfalhudo, muito bonito!

Sim, a minha Pátria é a Argentina!
Embora viva em Portugal desde os 4 anos...

Mas, a nossa terra é sempre a nossa terra!
Tambem é a terra da minha saudosa mãe!

Tenho lá muita família, a quem amo muito.

Pelos vistos, já andáste por lá a viajar!

Tem coisas muito lindas sim senhora!

Desejo-te um bom entardecer e uma boa noite.

do coração

viviana

Viviana disse...

Olá Isabel!

Sim, eu vi as palavras que me dirigiu no seu blogue, as quais muito agradeço e apreciei.

Sabe, é muito raro encontrar, não só na blogostera, mas de um modo geral, pessoas como eu costumo dizer: com uma alma linda e sensível, virada para fora de si...cujos olhos e espírito, estão continuamente alerta e atentos, para tudo quanto de belo e maravilhoso, esta vida nos pode proporcionar!

A grande maioria das pessoas, passa pela vida, completamente insensível e indiferente áquilo que eu acho que é verdadeiramnte importante.

Digamos, que passam a vida "a correr atrás do vento"!

Então, quando temos a benção de encontrar alguem diferente...como a Isabel, é motivo de regozijo e felicidade.

Tenha um bom enterdecer - eu gosto muito do entardecer -... e uma boa noite de descanso.

Creio que esta noite já vou poder ver a estrela Isabel!

um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá, filhote!

Quem diria que aquele minusculo peixinho, retirado lá do Rio Mourão,sobreviveria estes quase 4 anos!

E, quem sabe ainda quanto tempo mais ele viverá!?

Olha, gostei muito que me lembrasses a História do jovem atleta Brasileiro que deu o nome ao Vanderlei...

Recordo-me perfeitamente de assistir via T.V. a esse acontecimento.

Beijinhos para ti e para as tuas quatro lindas mulheres... aí em casa.

mãe

Ana Maria disse...

Que sorte tem o peixinho Vanderlei.
Você é uma grande salvadora.
Beeiijjooss!!

Anónimo disse...

Muito linda a história de como o Vanderlei glorifica a Deus em sua vida lutando pela sua sobrevivência!

Peixes também adoram...