quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Moínho de Vento de Mira - Sintra





Moendo o grão


Moínho de Mira - Sintra, Ex - líbris da Freguesia

Por favor não me levem a mal, mas hoje apetece-me falar um pouco do meu Bairro de Mira – Sintra e do seu Moinho de vento.
O moinho de Mira – Sintra, chamado Moinho da Pedra, encontra-se localizado numa grande Quinta muito antiga, chamada Quinta dos Lóios, com uma situação geográfica sobranceira a Mira – Sintra.
È um belo e sólido exemplar dos moinhos da região saloia, com as suas espessas paredes com mais de um metro, os arcos em cantaria onde assentam o piso superior e as mós, a porta e janelas voltadas para sul e mais duas janelas uma voltada a nordeste e outra a sueste.
Não existem registos da data da sua construção mas sabe-se que é muito antigo.
È um moinho que esteve votado ao abandono durante muito tempo, como tantos outros por aí., mas quando Mira – Sintra foi elevada a Freguesia no ano de 2002, a recuperação do moinho tornou-se o sonho do nosso jovem presidente Dr. Rui pinto.
As obras começaram logo nesse ano e terminaram em Julho de 2004, quando teve lugar a sua inauguração com uma cerimónia á altura.
Difícil foi encontrar um artesão competente, para se responsabilizar pela recuperação, de modo a ficar tal qual era desde a sua edificação. Acabaram por encontrar esse homem tão necessário, na região de Torres Vedras – Miguel Luís Nobre.
Foi recuperado pela autarquia e agora está pronto a moer muitos grãos de trigo tal como fazia antigamente.
A recuperação, para alem de dar nova beleza á paisagem de Mira – Sintra, pretende também, ensinar aos mais novos, as tradições antigas.
Funciona todos os fins - de semana e recebe visitas quer de pessoas singulares, quer de grupos de escolas ou outros.
Ele é bem visível em toda a Mira – Sintra, pois encontra-se num alto, e eu, gosto muito de olhá-lo da minha janela…ou de outro qualquer lugar, quer parado, quer a trabalhar, lindo, com as suas velas brancas ao vento, e em certos dias o ruído do vento nas pequenas cabaças de barro leva até aos nossos ouvidos uma doce e bela melodia.
Eu gosto muito do meu Moinho de Vento!

6 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Uia! Eu nao lembro de já ter visto de perto um moinho de vento (lembrei de Dom Quixote). Que inveja de você rsrs.

Viviana disse...

Esta zona de Portugal onde vivo, chamada Oeste, até aos anos 70 teve inúmeros moínhos de vento a trabalhar.

Hoje podem ver-se as ruínas de muitos deles.

Porém muitos estão sendo recuperados, como atracção turistica.

Recordo quando era jovem, a música dos moínhos no silêncio da noite, pois moíam tigo toda a noite e todo o dia.

Ainda estão lá no alto do monte, esses moínhos.

Um abraço
Viviana

Susana disse...

olá! :)

Viviana, por acaso, sabe dizer-me se há algum moinho pela zona de Sintra que possa alugar apenas por um fim-de-semana??
Agradeço desde já a atenção! :)

Cumprimentos

Viviana disse...

Olá Susana,

Peço imensa desculpa , mas só hoje, 15 de Julho, é que vi este seu comentário!

È que não voltei aqui.

Claro que isto é falta de experîência,

Acerca da sua pergunta,caso ainda lhe interesse, eu poderei tentar saber através do Director do nosso Centro Cultural aqui, talvez no sábado ou domingo.
Certo?

Desculpe mais uma vez.

obrigada pela visita.

Viviana

Susana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana disse...

Viviana,

Obrigada pela sua resposta!
E agradecia muito que me informasse, pois ainda estou interessada, sim.

Aguardo então notícias acerca dos moinhos :)

Grata pela atenção!

Um abraço