sexta-feira, 11 de abril de 2008

Márcia Venturini...marcou a minha vida


Há pessoas que o bom Deus coloca no nosso caminho e que acabam por nos marcar profundamente. São como que estrelas reluzentes, que lançam luz e alegria na nossa vida, e com as quais aprendemos coisas muito belas, que nos enriquecem e nos ajudam a perceber melhor, o que na verdade é importante na nossa caminhada aqui.
Quando essas pessoas partem para a eternidade, o desprendimento é muito doloroso e fica em nós um vazio do tamanho do mundo.
Nunca saem da nossa vida. Viverão dentro de nós sempre… creio que por toda a eternidade. E, conforme vamos avançando no nosso caminho, e concomitantemente na nossa idade, temos tendência a lembrá-las mais, e ter ainda muito mais saudades… do que já tínhamos.
Eu estou a viver essa fase da minha vida. Aos 67 anos, tenho tantas e tão belas coisas para recordar! E tantos e tão extraordinários amigos e irmãos que de algum modo fizeram parte e marcaram a minha jornada aqui.
O bom Deus foi pródigo comigo neste aspecto e em muitos outros.
Nestes últimos tempos, vem constantemente á minha memória, uma querida, doce amiga, e irmã... chamada Márcia Venturini, com quem convivi de muito perto e com quem trabalhei para o Senhor.
Aprendi tantas coisas com ela! Coisas que ainda hoje recordo tantas vezes... e que procuro pôr em prática na minha vida.
Há muito cânticos que dela me fazem lembrar. Saliento um: "Eu quero ser Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro, quebra a minha vida e faze- a de novo, eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo." Nunca o canto, sem me lembrar dela. Ensinou-o num Acampamento da Uinão Feminina Missionária, que eu dirigi em Àgua de Madeiros, e para o qual eu a convidei para apresentar o tema do Acampamento - "Minha vida nas mãos de Deus" -.
Recordo que estávamos reunidas, sentadas debaixo daqueles enormes pinheiros do pinhal de Leiria... quando ela o ensinou. Nessa altura o meu Zè tinha 4 meses, e, como eu era dirigente do Acampamento e estava sempre com responsabilidades, então ela, oferecia-se para me cuidar do bébé. Dava-lhe a papa, o biberão, mudava-lhe as fraldas e adormecia-o. Quando ele estava acordado, e eu estava a apresentar, debaixo dos pinheiros, as minhas palestras, ela lá estava com ele ao colo, muito feliz. e conforme eu falava, o menino, julgando que eu estava a falar para ele... sorria para mim e palrava. Ela divertia-se com isso.
A última vez que a encontrei foi numa esquina de uma rua na Amadora.Ela ia com uma grande mala para o combóio e eu para o trabalho no Centro de Saúde. Claro que ela me perguntou imediatamente pelo Zézinho! Que tinha muitas saudades dele. Disse-lhe que ele estava na Universidade e ela sorriu muito feliz. Perguntei-lhe pelos filhos e ela disse-me que estavam longe, muito longe... e que sentim a casa vazia. Disse-me que eu é que tinha feito bem, ao ter um filho aos 41 anos... ela achava que deveria ter feito o mesmo. porque assim ainda teria um filho em casa e não estariam sózinhos.
Nunca mais a vi. Soube mais tarde que tinha ido para o Brasil por motivos de saúde.
Há uns meses atrás, ao abrir a Revista do Lar Cristão, vejo a sua fotografia numa página e, imediatamente, o meu coração deu um pulo de alegria, julgando que seria uma motícia anunciando a sua vinda a Portugal... e eu poderia voltar a vê-la e abraçá-la! Afinal, era a notícia da sua passagem para a eternidade. Imaginem como eu fiquei! Chorei tanto, tanto... o meu coração ficou destroçado.
Hoje, aqui, quero lembrá-la e falar um pouco sobre ela para que os que me lêm , possam conhecer um pouco desta mulher extraordinária que marcou aminha vida.
Márcia Venturini, nasceu em S. Paulo em 20/11/45.
Aos 9 anos foi baptizada e bem cedo começou a sua preparação frequentando diversas organizações, a fim de dedicar a sua vida á obra do Senhor. Logo que casou, com o querido Pastor Francisco de Sousa, rumaram para o sertão no Ceará, onde em circunstâncias bem difíceis anunciaram a Palavra.
Em 1974, segue como marido e os dois filhos pequenos para os Açores onde desenvolve um trabalho excelente. São organizadas as Igrejas de Horta e Praia da Vitória.
Ficam ali 9 anos, ao fim dos quais rumam a Portugal, e trabalham em Barcelos, Viana do Castelo e mais tarde em Santarém.
Enquanto isso, foi líder de várias organizações como por exemplo: A união Feminina Missionária e a Organização de crianças, Infantes do Rei. Também dirigiu muitos Acampamentos e encontros especiais.
Em 1996 vai para Cabo Verde onde ao fim de sete meses de estadia, organiza com seu marido a Igreja da cidade da Praia.
Ao fim de um ano, tem que regressar a S. Paulo por motivos de saúde, pois sofre de cancro do pulmão para alem das complicações de uma diabetes que a acompanhou desde criança.
No dia 27/02/07, é chamada á Glória a fim de receber a coroa da vida.
Tinha 61 anos e uma vida repleta de serviço cristão.
Os seus dois filhos: Joede e Lília, são ambos missionários. Ele é médico e Pastor na Guiné - Bissau. e ela missionária no Paraguai.
È desta linda, e grande mulher, minha amiga do coração, que eu me tenho lembrado com uma imensa saudade. Mas não só saudade… também com uma imensa e enorme gratidão a Deus, por Ele a colocar no meu caminho e por tudo quanto ela realizou, com tanto amor, para que o mundo pudesse ser um pouco melhor.
A ela, Márcia Venturini, aqui presto a minha sentida homenagem e eterna gratidão.

9 comentários:

BC disse...

Olá Viviana!
Obrigada, depois leio os textos mas, vou agora sair, se puder espreite o post de hoje e diga-me se gostou
Beijinhos

Lou H. Mello disse...

Sei o que pessoas como a Márcia significam na vida das pessoas. Me solidarizo com você e digo mais, elas não deveriam nos deixar, nunca.

Viviana disse...

Olá bc!

Se bem entendi...faz hoje anos, é isso?
Fui espreitar ao seu perfil, mas apenas tem o signo do Carneiro que corresponde a estes dias...
Quanto a isso, muitos parabens!

Dá vontade de dizer:

Bendito o dia que te viu nascer!

Já viu? se não tivesse nascido o que se perdia!?

Quanto ao poste, sabe que o li com lágrimas!? Emocionei-me.

È maravilhoso quando se tem uma alma como a sua...tecida de fibras de uma sensibilidade extraordinária!

Acho que se deve sentir feliz por isso e tambem por ter essa capacidade, que creio, herdou do seu pai (eu já fui pesquisar sobre ele e "já o conheço"...) de passar para palavras o que sente no seu recondíto mais íntimo...

Um grande , grande abraço
de quem lhe quer bem.

Viviana

Viviana disse...

Olá Lou!

È isso.

Nunca deviam ir embora...

Sabe, eu costumo dizer aos meus amigos, quando alguem muito querido deles parte para a eternidade, que, só o corpo é que não está cá... porque de resto tudo está.

Mas, aqui para nós... o corpo faz mesmo muita, muita falta.

Um abraço
Viviana

Éverton Vidal Azevedo disse...

Quanta saudade me deu esse seu texto. descobri agora o quanto palavras como "Uniao femenina missionaria" e cänticos como o citado "vaso novo" marcaram tempos especiais da minha vida, devido á minha procedëncia batista.

Mas apesar do cheiro de saudade o texto é cheio de esperanca! Tanto que transborda pra gente.

Que ótima que foi sua visita a meu blog. Voltarei mais vezes aqui!

Deus da pessoas como dons aos homens!Marcia Venturini foi um dom.

Bj!
Inté!

A Flor disse...

Querida irmã, as saudades fazem parte da ausência fisica, mas não se esqueça que tem a promessa do Senhor de estar com ela na eternidade. :)

Uma homenagem simples, mas muito bonita e onde se sente o grande amor e estima que a irmã tinha pela irmã Márcia.

Eu conheço bem o Pastor Joed, a sua esposa e filhos. Também já estivemos juntos em Água de Madeiros num retiro de 3 dias. Aquele local é um "pedacinho" do céu... lindo lindo lindo...
O ano passado, estive lá no acampamento familiar que terminou no início de Setembro, quem dirigiu foi o pastor da Igreja Baptista do Cacém, José... não me recordo do apelido!!

Ainda voltando ao Pastor Joed, ele já regressou no Verão passado ao Brasíl, de vez com a sua família, depois de 12 anos na Guiné. Grande obra ele lá deixou... O Pastor Joed é um Grande servo de Deus, sem dúvida nenhuma....

A sua mãe, teve com certeza influência na pessoa maravilhosa que ele é....

Beijinhos irmã,tenha uma noite tranquila e que o Senhor vele pelo seu sono.

Flor

Viviana disse...

Olá Flor!

Obrigada pelo seu comentário.

Sim, eu tenho a certeza que me encontrarei no céu com a minha querida irmã Márcia!

Quanto ao Pastor Joed, o meu marido bem me disse que supunha que ele já tinha regressado ao Brasil, mas como eu não tinha a certeza...

Sim. Ela influenciou de uma forma extraordinária os filhos.

um abraço e uma boa noite tambem para si
viviana

Viviana disse...

Olá Èverton!

Que bom recebê-lo aqui!

Obrigada pela visita e pelo comentário.

Gostei muito.

Quanto á União Feminina Missionária, sabe que trabalhei desde os vinte e cinco anos... até aos sessenta e sete!

Creio que são quarenta e dois anos!

E só deixei a Liderança, por motivs de saúde... mas, ainda ontem mesmo, participei de uma reunião do departamento na minha Igreja.

È mesmo um trabalho que eu amo e ao qual me entreguei de alma e coração.

Um abraço

viviana

Anita disse...

Olá bom dia, através da minha amiga Flor soube da existência do seu blog e da homenagem que fez à mãe do pastor Joed. Conheço o pastor e sua família já estiveram em nossa casa para falarem de missões para jovens. Foi uma benção asssim como é uma benção quando ele fala.
Adorei esta homenagem. Infelizmente hoje em dia as pessoas só olham para elas e é tão bom quando encontramos pessoas que se preocupam com os outros, que olham para os outros com os olhos de Jesus.
Bem haja minha querida irmã.
Quando me quiser visitar no meu cantinho será muito bem vinda.
www.amorfraternal.blogspot.com

Deixo muitos beijinhos e votos de uma abençoada semana.
Fica bem. fica com Deus.
Anita (amor fraternal)