sexta-feira, 25 de abril de 2008

Parámos...para ouvir um rouxinol a cantar!



Ontem, ao pôr – do sol, o meu irmão veio buscar-me para irmos ao culto.
O fim do dia estava calmo e tranquilo, e o horizonte estava límpido e claro, de tal modo, que dava para ver ao longe o recorte dos ramos das árvores, iluminados por os últimos raios do sol, numa bela e característica noite de primavera.
O meu irmão não resistiu, e já em Mira – Sintra, parou o carro, saiu, e foi deliciar os olhos e a alma com aquele maravilhoso espectáculo da natureza.
Foi então que ouviu ali bem perto, um rouxinol a cantar.
Há quanto tempo ele não ouvia um rouxinol! Na nossa infância sim, nas várias casas em que vivemos, recordo de ouvirmos de noite o rouxinol a cantar.
O rouxinol (Luscínia megarhynchos) é conhecido pelo seu canto muito belo e agradável. É difícil de ver, e canta geralmente escondido nas charnecas, matas e bosques. Tem um extenso repertório com trinados fluidos, terminando em crescendo e é normalmente ouvido depois de escurecer, sendo um dos poucos pássaros a cantar à noite, normalmente escondido entre a vegetação (podem ver um aqui).
Ao regressarmos, cerca da meia – noite, por sugestão do meu irmão, parámos nesse mesmo local, saímos do carro, e lá continuava ele a cantar com todo o seu vigor e alegria. E ali ficámos longo tempo a ouvi-lo. Foi tão bom!
No silêncio da noite, o seu cântico tão melodioso e belo, fez-nos viver um momento único que nos deu uma imensa alegria e nos transportou de novo á nossa infância.
Eu não imaginava que houvesse um rouxinol em Mira – Sintra!
Tenho planos para sempre que possa, ir lá ouvi-lo, pois não é todos os dias nem em todos os lugares, que se pode ter a bênção de ouvir um rouxinol a cantar!
Há quanto tempo não ouve um rouxinol a cantar?

5 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá Viviane!

vi o teu coment no amor de Deus...sobre o Festival Jota....e porque não, bora lá!!! sabes que o Festival é para todos e é muito fixeeeeee! Este será o 2º ano, claro que eu não vou faltar!!!

Quanto ao rouxinol....achei lindiddimo...maravilhoso!!

bjtsssss

Alice disse...

Lindo.... é quase uma sinfonia, mas é mais perfeito que isso !!!
bjkassssssssssssss

Luna disse...

Para mim são esses pequenos
Que tornam a nossa vida deliciosa
A chamada felicidade
Bj

A Flor disse...

Que passeio maravilhoso deu com o seu irmão...

Graças a Deus, das janelas da minha casa, ouço todas as manhãs o cantar de vários passarinhos.... Agradeço ao Senhor por esse previlégio......

Sim, porque é um previlégio podermos começar o dia com o cantar alegre dos passarinhos... maravilhosas criaturas do Criador...

Abraço da Flor

Anónimo disse...

Lindo! O rouxinol estava adorando ao seu Criador. "Toda a natureza declara a glória de Deus!"