quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A minha Gratidão e a minha Homenagem ao jovem bombeiro Bernardo Cardoso, morto pelas chamas


O jovem bombeiro Bernardo Cardoso.Fonte da imagem(Diário Digital / Lusa):
                                                                                                                                                    
 É com uma imensa tristeza, com uma enorme revolta, e uma profunda gratidão, que hoje, aqui, lembro e homenageio, o jovem bombeiro Bernardo Cardoso, de apenas 19 anos,  da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. É a  quarta vitima, apanhada pelo fogo, na Serra do Caramulo, e que se encontrava internado com queimaduras graves, no Hospital da Prelada, no Porto. Veio a falecer ontem.
Sobe assim para seis, o número de Bombeiros mortos pelo fogo, nas últimas quatro semanas em Portugal.

Obrigada, muito Obrigada, Bernardo, por ter assim, de uma forma tão generosa, tão pronta, oferecido a sua tão jovem vida...para salvar os outros.
Como mãe de quatro hoimens, eu sei bem o valor da vida dos nossos filhos.
Em lágrimas, e com o coração triste como a noite, de todo o coração lhe agradeço.
O Bernardo é um Herói!
O Bernardo é um exemplo!
Oro, ao Único que pode consolar, confortar e encorajar, O Deus de amor e de toda a misericórdia, que esteja com os seus familiares, os seus colegas de Carregal do Sal e com  todos os bombeiros de Portugal.

«De acordo com um comunicado hoje divulgado, o corpo de Bernardo Cardoso estará em câmara ardente no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carregal do Sal, a partir das 14:00.
As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 18:30, com missa de corpo presente, no quartel dos bombeiros, seguindo depois para o cemitério de Currelos.

(Diário Digital / Lusa)


«Bernardo é a quarta vítima mortal do grande incêndio do Caramulo, que já tinha roubado a vida a Cátia Dias, 21 anos, da mesma corporação; a Ana Rita, de 24 anos, de Alcabideche; e Bernardo Figueiredo, de 23, do Estoril. Bernardo Cardoso era o mais jovem do grupo de voluntários e militares do GIPS da GNR que, a 29 de agosto, ficou cercado pelo fogo. Filho único, sonhava desde criança integrar o corpo de bombeiros.
Neste verão já morreram seis bombeiros no combate às chamas. Na Prelada está ainda internado Daniel Falcão, 25 anos, bombeiro de Miranda do Douro, em estado reservado, com 70 a 80% do corpo queimado. Outros cinco estão em estado grave em Coimbra.» 

( http://www.cmjornal.xl.pt/)

4 comentários:

dilita disse...

Querida Viviana

Permita que me coloque a seu lado repetindo as suas palavras e o seu sentir.
O País devia estar de luto pelos filhos que está a perder.
Um abraço
Dilita

esperança disse...

Maninha querida, faço minhas, as tuas palavras, para o BERNARDO CARDOSO, um menino! Uma criança! (assim como todos os outros na flor da idade) Escusado será dizer que tive muita pena!!!...E continuo a ter… Só, pondo-nos na pele dos pais e dos avós, damos conta de quão grande e terrível desgraça lhes aconteceu…ficando sem o seu menino, o seu tesouro maior!!!... Estou a escrever estas palavras, e estou a lembrar de TODOS…Os que partiram para a vida eterna, e de todos os seus familiares que sofrem……… Com os corações destroçados.

Viviana disse...

Querida Dilita

Como é possível que não esteja?

Não consigo entender...

Um beijo

Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

É verdade...

"Ficando sem o seu menino, o seu tesouro"

Que tristeza!

Um abraço
Viviana