sábado, 21 de setembro de 2013

Hoje - O Aniversário do Castanheiro Frondoso e da Rosa côr-de-rosa


A Rosa-côr-de-rosa - Clara
O Castanheiro Frondoso - José Baltazar  Regueiras

Hoje, 21 de Setembro de 2013, é para mim um dia muito especial. Celebro, com uma alegria imensa...o aniversário de duas pessoas muito queridas: O meu amado e saudos pai - José Baltazar Regueiras, e a minha doce e maravilhosa neta - Clara Machado Leal.
Separam-nos 109 anos! O meu pai nasceu em 1901, portanto há 112 anos, e a minha neta nasceu em 2010 - faz hoje 3 anos.

Associo, e já aqui neste espaço o escrevi, o meu querido Pai, a um grande e frondoso Castanheiro, que é para mim uma das mais belas e imponentes árvores. Ele cresceu no meio do souto dos castanheiros, lá em Vilela, no verdejante Minho.
Para mim, o meu pai foi o cristão mais Fiel que já conheci. Vivia vinte e quatro horas, sobre vinte e quatro horas em comunhão íntima com o seu Senhor. Era um Santo. Todos os que o conheceram e com ele conviveram...sabem que isto é verdade. A ele, ao seu exemplo, á sua fé...eu devo tanto, tanto! Ainda eu não sabia ler e já ele me ensinava, e aos meus irmãos, a Palavra Sagrada de Deus.
Nunca conheci ninguém, em toda a minha vida,  de 72 anos, que como o meu pai, realizasse sempre, sempre, o culto doméstico; todos os dias, inclusivé aos Domingos, depois de chegarmos "da Igreja", á tarde, reunidos á volta da mesa da sala, com as Bíblias e os Hinários( que ainda permanecem nessa mesa)cantávamos hinos e líamos a Palavra, que ele depois nos explicava tão bem!

A Clara, minha neta mais nova, sempre a associei a uma rosa cõr-de-rosa. Mesmo antes dela nascer era assim que eu a via, e hoje, com três anos, continua a ser uma rosa côr-de -rosa.

Claro que eu sou  suspeita, ao dizer que é uma menina muito especial, mas é, sem dúvida. Falando com a Educadora dela há poucos dias, ela mostrava o seu espanto por o seu desenvolvimento, quer na sua autonomia, quer no seu raciocínio, quer na sua linguagem e vocabulário. A Educadora dizia-me: "É que ela só tem dois anos"!

Gosta muito da avó Viviana e de vir cá para casa. Adormeço-a, á tarde, deitada ao lado dela, cantando-lhe canções e contando-lhe histórias.

Quanto eu sou grata ao Senhor por nos ter dado esta menina!?

Quanto eu sou grata ao Senhor por me ter dado o pai que me deu!?

OBRIGADA, SENHOR, POR UM E POR OUTRO.

PARABÉNS! Clara querida!

Vamos ver-nos daqui a pouco.

5 comentários:

Maria disse...

Parabéns, Parabéns!

Toda a gratidão é pouca quando Deus dá árvores e flores como essas.

Lembro-me bem do avó Zé...

Beijos e bom fim-de-semana.

esperança disse...

Olá, maninha muito querida, de bom e doce coração, também tu és especial, como desde sempre te disse: És a MAIOR!!!

Maninha, 100% de acordo contigo no que dizes do nosso querido e saudoso pai. Também eu nunca conheci nenhum crente como ele, e ninguém com uma paciência como o pai tinha, e era de uma humildade verdadeiramente sem par. Também acho que era um santo.

Os cultos domésticos eram uma realidade, e por vezes com muitos amigos que mais tarde se tornaram crentes.

Muito PARABÉNS pelos três aninhos da tua Clarinha “ A ROSA COR-DE-ROSA” extensivos aos papás dela, aos avós, á mana, aos tios e primos. Que a vida da clarinha seja uma constante alegria…Uma bênção para todos.

Tem, tenhamos todos, uma boa noite.



Viviana disse...

Querida Mimi

Obrigada!

Sim, lembra-se!

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

És muito generosa!

Toda a gratidão da nossa alma é pouca...para tão grande benção!

Um beijo
Viviana

Avozinha disse...

Parabéns!