segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles - Homenageado


O arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles

 A esplanda  no Centro Interpretativo.

Tenho grande estima, admiração e gratidão, pelo Arquitecto Paisagista  portugês, Gonçalo Ribeiro Telles. Por muitos motivos, principalmente, por ser da sua responsabilidade o Projecto de construção deste meu tão "querido" Bairro de Mira-Sintra, onde vivo Um Bairro exemplar.
Já neste espaço, em dez de Abril de dois mil e treze, escrevi sobre ele aqui. Hoje, com muita satisfação volto a fazê-lo.

Muitos Parabéns Senhor Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles
Muito e muito obrigada por toda a sua excelente obra e por ser a pessoa maravilhosa que é.

Gonçalo Ribeiro Telles Homenageado

Já abriu o Centro Interpretativo do Jardim com o nome de Gonçalo Ribeiro Telles, em homenagem ao arquitecto paisagista que, juntamente com Viana Barreto  (1924 - 2012), concebeu toda a envolvência dos edifícios da Fundação Gulbenkian. O novo espaço multimédia, que resulta de uma parceria com a Samsung , convida os visitantes  a experimentar  em vídeo-hall os "10 andamentos"  do Jardim , numa proposta inspirada nos "10 mandamentos que Ribeiro Telles define para a criação de um jardim e que permite viajar pela obra do arquitecto através dos seus desenhos. Para os mais novos, há também uma proposta multimédia que permite muita interação e brincadeira  recorrendo á tecnologia.
A inauguração do novo equipamento realizou-se no dia 19 de Julho, por ocasião da homenagem feita pela Fundação Gulbenkian a Gonçalo Ribeiro Telles, personalidade profundamente ligada á história desta  instituição e que,  nas palavras de Artur Santos Silva durante a cerimónia de homenagem , "sempre se afirmou na primeira linha de defeza dos valores da cidadania, incansável na luta pela instauração em Portugal de um regime democrático e de uma sociedade mais justa". Durante a cerimónia foi ainda evocado o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, considerado o Nobel da Arquitetura  Paisagista, que em abril deste ano  destinguiu internacionalmente Gonçalo Ribeiro Telles. Na  sua breve intervenção, o prestigiado arquitecto paisagista afirmou sentir-se "artífice de uma criatividade cultural de uma sociedade e de um país".
O Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles está aberto ao público todos os dias do ano, das 10h00 ás 19h00, oferecendo um serviço de cafetaria e esplanada, onde os gelados  são  a principal atracção.

(Noticias - Newsletter)
Fundação Caloust Gulbenkian

Sem comentários: