sábado, 7 de setembro de 2013

A minha Gratidão e a minha Homenagem ao bombeiro Daniel Falcão, morto pelas chamas

O jovem bombeiro Daniel Falcão
Ontem, aqui neste espaço, homenageei o bombeiro Fernando Reis, que foi morto pelas chamas, quando combatia um fogo florestal.

Registei a propósito:

Até quando virei  eu aqui a este espaço, homenagear bombeiros que vão dia-a- dia oferecendo as suas preciosas vidas  para salvar os outros?
Quanto eu anseio que o Fernando seja o último!

Não foi. Hoje, já há outra morte a chorar - digo chorar, porque é mesmo o que eu não consigo deixar de fazer... Um vida jovem...apenas 25 anos!
Que tragédia!Que Perda! Quanta dôr...para os seus familiares e colegas!?
Soube hoje pela manhã, pela comunicação social, que a mãe do Daniel permaneceu á sua cabeceira, dia e noite,  no hospital por mais de trinta dias. Será que os juízes, que tão benevolentes são para com os criminosos incendiários - que assim agindo, DEIXAM DE FAZER JUSTIÇA - será que esses homens e essas mulheres saberão avaliar a perda desta vida  e toda a dôr desta mãe?
Não. Não são. Creio que só o seriam "talvez",  no momento em que fosse um filho seu  a morrer no meio das chamas.
E os responsáveis pelas florestas - governos, ministros, secretários de estado, e todos os muitos outros que desde o 25 de Abril de 1974...nunca, mas nunca mesmo, fizeram o seu dever em relação á preservação e cuidado das zonas florestais. O que andaram a fazer? todos estes quase 40 anos?
Pobre e infeliz povo, que não tem gente capaz e responsável para zelar por o País. Servem-se do país, enriquecem, fazem grandes negócios, estão todos muito bem na vida...á custa do voto que o povo lhes dá.
E já agora: quem é que morre nos combates aos fogos no país? São os filhos do povo. Alguém me saberá informar se acaso conhece algum bombeiro que vá lutar contra os incêndios, que seja filho de algum ministro, juíz,  deputado ou ou outro qualquer político?

Para a mãe do Daniel, de quem não sei o nome...vai toda a minha solidariedade.

Amiga:
Estou consigo de alma e coração.Orgulho-me de ser a mulher - mãe que é.
Eu costumo dizer que quando Deus criou a mulher,Ele sabia o que que significava ser mãe, e por isso Ele investiu muito do seu amor...no coração das mães.O amor das mães. creio eu, é muito parecido ao de Deus.

Ao Daniel, jovem herói, corajoso e dterminado, eu digo, com os olhos rasos de água:
Obrigada, muito, muito obrigada Daniel  por ter dado a sua vida em prol  dos outros.
O Daniel é um Herói!
O Daniel é um exemplo!
Oro. ao Deus de amor e de toda a misericórdia, que console, encoraje e conforte, os corações da mãe, de todos os familiares, dos colegas da Corporação de Miranda do Douro, e de todos os bombeiros de Portugal.

 Seguem algumas informações sobre o Daniel Falcão:

O bombeiro de 25 anos da corporação de Miranda do Douro (Bragança) que estava internado no Hospital da Prelada, no Porto, morreu nesta sexta-feira, mais de um mês depois do internamento, confirmou à agência Lusa o director de comunicação da unidade.
De acordo com Luís Pedro Martins, o bombeiro Daniel Falcão, que tinha ficado gravemente ferido no incêndio de Miranda do Douro a 1 de Agosto, não resistiu às queimaduras de segundo e terceiro grau que lhe afectaram entre 70 a 80% da superfície corporal.
Daniel Falcão foi um dos cinco bombeiros da corporação de Miranda do Douro envolvidos num incidente com uma viatura que ardeu, no combate ao incêndio que lavrava em Cicouro. Na altura, o comandante da corporação, Luís Martins, descreveu à Lusa que os bombeiros foram surpreendidos por uma mudança brusca do vento e ficaram encurralados no meio do fogo, entre Cicouro e São Martinho de Angeira, junto à fronteira com Espanha
Daniel Falcão é o 109.º bombeiro a perder a vida no combate a incêndios florestais desde 1980, segundo a contabilização feita por Duarte Caldeira, ex-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que está a elaborar um estudo sobre o assunto.

       (http://www.publico.pt/)

4 comentários:

dilita disse...

Viviana aperta-se o coração ao olhar para esta fotografia. A realidade é tão dura, que mais parece mentira. Que dor enorme para a mãe, e para todos os que amavam este jovem. Que verão tão triste para todos nós; nunca pensei.
Para si amiguinha um beijinho da
Dília Maria.

Rosa disse...

Estamos todos de luto...

A nossa homenagem e gratidão a todos os que perderam a vida a tentarem defender a nossa :((


Viviana, tenha um bom fim de tarde e um bom fim de semana.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Dilita

"Que filho mais lindo"!!!

Tanta luz e alegria no olhar...

Não há palavras.

E, quanto sofrimento durant este internamento!'

Corta o coração

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Estamos de luto, sim.
Tanta tristeza, tanta dôr...

E, que afinal, se cada um cumprisse o seu dever...poderia ser tudo diferente.

Atá quando, terá que ser assim?

Um beijo
Viviana