segunda-feira, 27 de abril de 2009

As formigas e a minhoca


Primeira fase - Veja o pocicionamento


Segunda fase - Já ser arrastada


Terceira fase - veja o novo posicionamento

Que me desculpem os impressionáveis, pois para alguns as imagens podem ser não muito bonitas, mas foi o que encontrei na minha caminhada matinal há uns dias atrás, e achei que estava perante uma situação exemplar de estratégia e colaboração, que me impressionou, e por isso estou a publicá-la aqui.
Não faço a mais pequena ideia de como é que esta minhoca grande, veio parar acima deste murinho do parque urbano.
Mas custa-me a crer que o tenha feito sózinha...
Só ei que ela ainda estava viva, porque se mexia, e estava a ser arrastada por um pequeno grupo de formigas, maiores que aquelas que invadem as nossas casas, e, estando alinhadas estratégicamente, num instante, e com uma enorme eficácia, carregaram a minhoca, fizeram-na cair juntamente com elas do murinho abaixo, a fim de a conduzirem para o seu ninho, como reserva alimentar.
Eu e o Jorge parámos e ficámos a apreciar esta interessante cena
Olhei, olhei, mas não me apercebi que houvesse ali alguem a dar instruções ou a comandar, mas o que é certo é que, como podem confirmar nas fotos, cada uma, em cada fase da operação, estava colocada no sitio certo e a fazer o trabalho de uma forma perfeita e eficiente.
Fiquei intrigada e pensei
Mas como é isto?
Como é que cada uma sabe perfeitamente onde se deve colocar, e o que fazer, e para onde levar a minhoca!?
Fiquei maravilhada.
Concluí então:
Isto é obra do Criador!
Tudo ele fez perfeito!

Fui andando e pensando que os homens deviam seguir o exemplo das formigas.
Se todos as pessoas do mundo assim fizessem, incluindo os dirigentes e governantes mundiais... não haveria falta de alimento "no ninho" de ninguem.

Seria fantástico!
Seria excelente!
Seria tão bom!
E veio á minha mente o conhecido provérbio do Rei Salomão:

«Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.»
(Provérbios de Salomão 6:6a 8)

9 comentários:

Anita disse...

Viviana querida bom dia, passo para deixar beijinhos e desejar uma segunda feira abençoada.

Pois é incrivel não é como uns seres tão minúsculos sabem tão bem o que têm que fazer e o que devem fazer. Só mesmo obra do Grande Criador.

Tudo é perfeito.

Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

esperança disse...

Olá Maninha querida.

Pelo menos eu, gostei...do compreender e ver o pais de cigarras que temos. Ah! Como seria bom, se fossemos organizados como as formigas, começando por mim, é claro, também eu tenho que dar a mão à palmatória; tu não, tu fazes tudo a tempo e horas, nada te escapa; sabes há muito...que te admiro.
Penso que o povo devia trabalhar mais...e os políticos dos partidos, puxar a brasa à sua sardinha, só no período eleitoral, depois, trabalharem todos para o mesmo monte, ou seja, para bem do pois; é assim que acontece nos outros países, especialmente nos nórdicos; no nosso querido e lindo Portugal " cantinho do céu, como dizia a nossa querida mãe, não se trabalha para o pais; alimentam-se clientelas...
Desculpa o desabafo.
beijinhos
Esp

Maria João disse...

Isso é que é contemplar a natureza de Deus! :)



beijos

neli araujo disse...

Viviana querida,

Que linda lição de vida, ilustrada com as fotos e para dar um fechamento este Provérbio de Salomão!

Gostei, amiga!

beijinho de boa semana!
Neli

BC disse...

Eu fico muito sensibilizada com estes promenores que a Viviana vai buscar, com tanta sabedoria.
Beijinhos amiga
Isabel

renato disse...

Olá Viviana!

Como deve saber, o ideal de Sociedade, é aquele que nos é dado conhecer através das formigas e abelhas!

São estes animais que têm as sociedades mais perfeitas do mundo animal, incluindo o animal racional!

Um abraço amigo,

Renato

Viviana disse...

Querida Anita

Obrigada por os esus desejos para mim, boa amiga.
Tive um dia muito abençoado, sim.

Um abraço e o desejo de uma boa noite de descanso

Querida Maninha Esperança,

Comoreendo o teu desabafo, sim.

Vimos tantas coisas com as quais não popdemos de modo algum concordar...

Olhemos para o grande exemplo das formigas.

Olá Maria João

Como já deu para ver...gosto imenso da natureza e de a contemplar...

Querida Neli,

È verdade!

Tantas coisas na natureza nos dão grandes lições de vida!

Sò ganhamos em estar atentos.

Querida Isabel,

Obrigada por as suas palavras, boa amiga.

Não imagina quantas coisas ao longo dos anos... eu tenho aprendido, com o estar atenta ao que observo e vejo na natureza.

Olá Renato, meu bom amigo

Sim, é verdade.

Creio que é sobejamente conhecido.

Seremos sábios se os imitarmos e se aprendermos com eles.

Olá tia Niese

Que agradável surpresa encontrá-la por aqui...

Seja muito ben vinda, minha amiga e irmã.

Já fui espreitar o seu blogue, que achei belíssimo!

Encantou-me!

Porém penso voltar lá com um pouco mais de tempo para poder responder ao seu desafio e convite.

A todos que aqui deixaram os seus simpáticos comentários, o meu muito obrigada

abraços

viviana

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Querida Viviana!Uma beleza a sua reflexão!!!

Todos deviam agir como as formigas e nada faltaria para ninguém.O mais importante é que se organizam para o bem-estar do grupo todo,não existe egoismo...

Uma lição de vida!

Beijos com carinho!Sonia Regina.

bete p.silva disse...

A natureza é mesmo terrível, é a luta pela sobrevivência.

Tive um amigo consultor de empresas, e professor de matemática avançada, que conta que certa vez, para fazer uma consultoria sobre a melhor utilização de combustível para uma frota de veículos, foi buscar inspiração nas formigas. E ele conta isso com riqueza de detalhes, é interessantíssimo ver com elas são ordenadas e econômicas até em suas caminhadas.