domingo, 19 de abril de 2009

Porque hoje é Domingo (51)


Foto de Viviana

«E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,
Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

(Ev.S.Lucas 14:13 a 35)

7 comentários:

Lou H. Mello disse...

Olá, sempre vigiando e orando por aqui. Bom Domingo e muita paz.

Rosa disse...

Nos nossos "caminhos" ainda hoje acontece o mesmo que aos discípulos de Emaús.
Conversamos, discutimos... e não nos apercebemos da presença de Jesus, que se acerca de nós e se põe a caminho connosco.
Hoje rezo:
Senhor Ressuscitado, são tantas as ocasiões, são muitos os caminhos em que os nossos olhos estão "impedidos" de Te reconhecer.
Queremos-Te ressuscitado à nossa maneira, ao nosso agrado...
Não nos apercebemos que te juntas-Te a nós, que fazes connosco o "caminho" da nossa vida.
Talvez porque, umas vezes não queremos a Tua presença, ela torna-se incomoda, porque é exigente, porque nos "obriga" a desinstalar, porque tal como os discípulos devíamos partir imediatamente a levar a todos a Tua mensagem de Ressurreição.
Senhor Ressuscitado, apesar da nossa fragilidade, de toda a nossa "cegueira" lentos em crer em tudo quanto os profetas anunciaram, mesmo não Te vendo à primeira vista, mesmo não te sentindo, nós Te pedimos:
Não nos deixes perder-Te, não permitas que nos afastemos do "caminho",
Não nos deixes viver sem Ti, não nos deixes ficar sem a Tua presença...
Fica connosco Senhor.

Bom Domingo para todos.

Licas disse...

Olá Viviana
Neste domingo designado oficialmente em 2002, pelo Papa João Paulo II, o Domingo da Misericórdia, venho dar-lhe o meu beijinho e desejar uma boa semana.

Tenho sentido a sua falta no meu cantinho.

É por falta de tempo, ou tem algum problema de saúde?. Espero que seja apenas pela primeira razão.
Um beijinho
Licas

renato disse...

Olá Viviana Amiga!

Coloquemos Deus em primeiro lugar e Ele nos orientará durante toda a nossa vida! O verdadeiro sucesso na vida surge através da paz com Deus!

Desejo-lhe Viviana, uma óptima noite de descanso.

Um abraço,

Renato

Viviana disse...

Olá Lou, meu bom amigo

Que prazer encontrá-lo aqui!

Sim, é preciso vigiar e orar.

São ordens do Mestre.

Querida Rosa

Oh! minha boa amiga

Como me tocou a sua oração...
Chamei o meu marido e lia para ele.

Ficou emocionado, pois as as suas palavras têm muito a vêr com a Pregação que ele apresentou hoje, sobre esta passagem bíblica.

Como ná precisamos de estar satentos e ter os olçhos bem abertos para a presença do senhor no nosso caminho.

Querida Isabel,

Sabe, eu gosto muito desta passagem Bíblica.

Acho-a de uma enorme beleza.

È verdade, amiga

Tenho visitado com menos frequência os blogues amigos.
Não é de modo nenhum por falta deinteresse, mas tão somente porque tenho andado muito atarefada com vários afazeres, e o tempo torna-se escasso .

Mas sempre queeu puder eu aparecerei.

Olá Renato, meu bom amigo

Que sábias e importantes são as suas palavras!...

è que é mesmo isso que o Evangelho nos ensina:

"Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas."

E pela minha vivência de 68 anos... eu posso testemunhar que isto é verdadeiro.

Desejo aos meus bons amigos uma boa noite de descanso e uma excelente semana.

Abraços

viviana

esperança disse...

Olá! Minha maninha muito querida,
que estejas bem assim como os teus...
Eu tenho andado um pouquinho atarefada, pois tenho cá as minhas meninas e não só; entre outras coisitas a M. Júlia foi parar ao hospital, está muito doente.

É sempre bom ler os teus postes das Sagradas Escrituras...Este texto Do Senhor Jesus Ressuscitado a cominho de Emaús, é maravilhoso! Como eles, nem todos nós temos os olhos da alma abertos para ver e entender da mesma maneira; ter o privilegio de ver, é dom De Deus! É uma graça excelsa ter olhos de ver...e entender...pois para onde quer que olhamos, encontramos evidência realizada Por Deus; rogo continuamente por a graça de ver, para mim, e para uma quantidade de pessoas...

Tem minha querida, tenhamos todos uma noite tranquila, e a graça de ver.
Esp

Viviana disse...

Minha linda maninha Esperança

Então conseguiste um bocadinho para colocar um comentário!?

Para mim é um espanto!

Imagino quanta canseira por aí vai...

Tens razão.

A Palavra de Deus tem sempre ensinamentos belos e preciosos para cada um de nós.

Ela é luz para o nosso caminho.

Desejo-te um bom dia com muita paz e alegria

um beijo

viviana