segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estamos no princípio de Abril...


Imagem recolhida na net

Então...

Vamos ver o que o Borda-Dágua nos diz sobre este mês.

"Uma água de Maio e três de Abril valem por mil."

AGRICULTURA, JARDINAGEM, ANIMAIS


«Em Abril mondar e sachar os campos semeados no mês anterior; rega matutina.
Plantar espargos e morangueiros.


Imagem recolhida na net

Semear milho e plantar batata nas terras mais secas e, no final do mês, nas terras mais fundas.
Na Horta, semear, no Crescente, em local definitivo, abóboras, batata, beterraba, bròculos, cenouras, couves, fava, feijão, melão, melancia, nabo, pimento, rabanete salsa ect. ect.


Imagem recolhida na net

Em viveiro, semear cebola, pepino e tomate.
Nos últimos dias do mês, semear feijão temporão.
Limpar os rebentos (ladrôes) nos enxertos efectuados nas árvores de fruta.
Na vinha, fazer os tratamentos contra o míldio, oídio e outros; adubar as castas mais envelhecidas.

No Jardim, semear Estrelas do Egipto, girassóis e malmequeres; colher as flores dos lilases, margaridas, ect.Plantar begónias, dálias, gladíolos e jarros.


Imagem recolhida na net


Animais: higiene das vacas leiteiras e separar os vitelos das mães.


Imagem recolhida na net

Tosquia das ovelhas no Minguante.»

E pronto...

Mãos á obra!

Boas colheitas!

E bons resultados!

9 comentários:

Anita disse...

Hoje para si, o mais lindo sol, o mais aberto sorriso, o mais carinhoso dos abraços.
Que a felicidade transborde no seu viver, inundando as pessoas que estão ao seu redor, mesmo as que se encontram distantes.
Hoje e sempre desejo que a felicidade caminhe ao seu lado, bem juntinho a si!!! E que sinta a paz, a alegria e a harmonia que somente um coração puro e verdadeiro consegue sentir.


Um dia lindo para si amiga.
Já plantei os pepinos aqui na minha hortinha.
Beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

renato disse...

Olá Viviana!

Hoje, para contrariar um pouco, temos o tempo um pouco "farrusco"!

De qualquer modo´estamos em Abril e como diz o ditado "Abril águas Mil"!

Excelente aula de como tratar do campo e suas especificidades!

A Viviana quer saber, que eu gostaria muito de poder viver e tratar de campos (agricultura)! É uma coisa que sempre me fascinou, o semear, o nascimento das plantas, os frutos, os animais, etc.etc.

Quem sabe um dia ainda vou a tempo de "lidar" com a terra!

Tenha uma noite abençoada,

Abraço,

Renato

Rosa disse...

Olá Viviana.
Sempre oportunas as suas dicas. Porque devo confessar, não perceber lá muito de sementeiras.
As "pobrezinhas" das sementes é que me vão agradando, fazendo pela vida :))
Gosto de as ver crescer, de lhe tirar as ervas, de as regar e sobretudo de as colher, mas é o marido que faz a plantação, sabe como e quando o deve fazer, e também, gosta de o fazer.
E eu penso "porque assim me dá jeito" nem todos temos que ter os mesmos dons :)

Viviana, uma feliz e tranquila noite.
Beijos

Viviana disse...

Querida Anita,

Ah! mas quanta gentileza e carinho desse seu coração para nós, amiga....

Esse seu vocabolário, riquíssimo em expressóes de tanta amizade, comove-me...

Quanto eu a admiro e quanto eu lhe estou grata!

Que o bom Pai a recompense com tantas alegrias e bençãos...quanto carinho e ternura nos dá!

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo

Eu compreendo-o...

Eu tambem aprecio tratar da terra, semear, regar, mondar...isso tudo.

Fiz muito isso quando era criança.
pois os meus pais sempre cultivaram a terra; sempre tinham uma horta, uma seara de trigo, um campo de milho...

E sempre os ajudei,

oom imensa alegria

Acho bem que o meu amigo comece a pensar em cultivar umas plantinhas.
Dá um prazer e um jeito...imensos.

desejo-lhe uma boa noite de descanso

um abraço

viviana

Marlene Maravilha disse...

E com as tuas palavras eu pintei um quadro!! que beleza!
E obrigada pelas tuas palavras sempre tao lindas no meu blog.
beijos

Viviana disse...

Querida Marlene,

Como apreciei e quanto me alegraram as suas palavras, boa amiga!...

Obrigada.

Quanto ao que escrevo nos comentários no seu blogue, é somente o reflexo do efeito das suas palvaras, sempre tão sábias e inspiradas... e profundamente cristãs.

Tenha uma boa noite, minha boa amiga e irmã

um abraço

viviana

gaivota disse...

fotos tão lindas e apetitosas e saborosas... é a primavera para fazer as sementeiras e esperar um pouco de chuva para haver uma boa colheita...
no teu país, a uns anos, comi beringela grelhada, tal como se fazem com os pimentos, é uma delícia, agora faço sempre, os milagres da primavera, os verdes frescos, as saladas...
beijinhos

bete p.silva disse...

Mas que lindinho, a Viviana encheu o Bordinha de fotos. Só fiquei com pena de separar os vitelos das mães, tadinhos deles.

Esse assunto é gostoso mesmo, a terra também me chama...