terça-feira, 7 de abril de 2009

Hoje é o Dia Nacional dos Moínhos


Moínho de Mira-Sintra no Inverno - Foto de viviana


Moínho de mira-Sintra - Foto de Viviana

Moínho de Mira-Sintra, iluminado no Natal - Foto de Dias dos Reis

Moínho de Mira-Sintra, iluminado á noite - Foto de Dias dos Reis

Moínho de S. João das Lampas - Foto retirada da net

Comemora-se hoje em Portugal o Dia Nacional dos Moínhos.

Obviamente, que eu não poderia deixar de lembrar aqui esta interessante iniciativa, dado que sou uma grande admiradora de Moínhos, quer de Vento, quer dos movidos a água, ou seja, as antiquíssimas e famosissímas Azenhas, que se situavam nos rios, e das quais tenho tão gratas e belas recordações...
E ainda, porque tenho o previlégio de ter aqui um no meu Bairro, bem pertinho da minha casa, posso vê-lo e ouví-lo...da minha janela, na sua suave e mágica canção do vento enfunando as velas brancas.

No seu site, a Câmara Municipal de Sintra, diz o seguinte:

«Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, a autarquia oferece a oportunidade de visitar gratuitamente dois moinhos, em Mira Sintra e São João das Lampas, no próximo dia 7 de Abril.
O objectivo desta iniciativa é de chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos tradicionais moinhos

Dia Nacional Dos Moinhos – 7 de Abril
Moinho de Mira Sintra
09H00 às 12H30
14H00 às 18H00
O Moinho vai estar em funcionamento, haverá demonstração do trabalho do Moleiro e será oferecida farinha moída no momento

Moinho de São João das Lampas
14H00 às 18H00
O moinho vai estar em funcionamento e haverá demonstração do trabalho do Moleiro»

12 comentários:

Ana Maria disse...

Belas imagens dos moínhos.
Boa noite grande amiga.
Beijinhos iluminados!

Marlene Maravilha disse...

Que maravilha de fotos e que maravilha de blog Viviana!! Parabenizo-te querida, e que Deus te de graca para continuares a escrever com tanta beleza!!
beijos

renato disse...

Olá Viviana, Boa Tarde!

Andamos sempre a aprender! Não sabia que havia um dia nacional dos moinhos! Ainda bem que há porque são autênticos monumentos a preservar!

E já agora dar-lhe os parabéns, porque a Viviana além de ter uma prosa excelente, e de ser, certamente, excelente em muitas outras coisas, também o é a fotografar!

Continue com, a graça de Deus, a deliciar-nos com belas prosas e belas fotos. Muito obrigado!

Tenha um final de dia e uma noite bem abençoada!

Abraço,

Renato

Licas disse...

Que belas imagens, Amiga!
Passei para lhe deixar o meu abraço com os votos de uma Santa Páscoa.
Até 2ª feira
Licas

Viviana disse...

Querida Ana Maria,

São lindos, sim, boa amiga.

Hoje por lá estive numa boa conversa com o Sr. João, o Moleiro.

Estava bastante vento e por isso dava gosto ver, e ouvir, as velas girarem a toda a velocidade.

Trouxe 1kg de farinha, moída na hora, para fazer uns pãezinhos.

Um abraço, amiga linda.

viviana

Viviana disse...

Querida Marlene,

Obrigada amiga do coração, por essas palavras boas e de incentivo.

Por aqui vou semeando sementes de amizade e de alegria!

Coisas simples, vindas de dentro do coração.

Um abraço carinhoso

viviana

Viviana disse...

Olá Renato,meu bom amigo

È verdade!

Instituiram o Dia Nacional dos Moínhos...

Eu acho óptimo, porque como o Renato muito bem diz, "são autênticos monumentos a preservar".

Foram distribuidos gratuitamte, sete sacas de trinta quilos, de farinha de trigo, moídinha na hora, diante dos nossos olhos.

O Moleiro, o Sr. João, filho e neto de moleiros... é uma pessoa encantadora e que adora o que faz.

Desenfunou as velas logo cedo, e reparei que eram quase oito da noite, e da minha janela via, que o moínho continuava a girar.

Quanto ao que aqui vou escrevendo, faço-o com imensa alegria e um grande sentimento de dádiva e partilha.

São coias simples,despretenciosas,
que têm alguma importância para mim...

No que respeita ás fotos, sei o mínimo dos mínimos...mas, ás vezes lá saem algumas fotos bonitas.

Já pensei tirar um curso simples de fotografia..

Quem sabe, um dia destes.

Obrigada pelas suas palavras amáveis e encorajadoras.

desejo-lhe uma boa noite de descanso.

um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Isabel, boa amiga, Professora

È sempre muito agradável encontrá-la por aqui.

Tambem lhe desejo, do coração, uma santa e feliz Páscoa.

um beijo

viviana

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Jamais vi um moinho de verdade,que dirá saber que havia um Dia Nacional dos Moinhos!!!

As fotos de moinhos sempre me fascinaram!

Belas imagens!!!Já lhe disse isto:seu blog é uma enciclopédia!

Beijo com carinho!Sonia Regina.

Viviana disse...

Querida Sónia,

Já outros amigos do Brasil me disseram o mesmo.

Que nunca viram um moínho de verdade...

Mas são muito belos!

E exercem sobre nós uma certa magia.

Obrigada amiga linda, por a sua apreciação deste meu simples blogue.

um grande abraço

viviana

gaivota disse...

adoro moinhos, e nem sabia que ontem era o dia nacional dos moinhos...
os nossos, do nosso oeste, são sempre tão lindos e há uns recuperados com a traça original que ficam um sonho...
e gosto dos "mollen", os holandeses, na terra natal das minhas netinhas...
lindo post que aqui deixaste!
beijinhos

bete p.silva disse...

Que gostoso deve ser ouvir o som do moinho.

E essa farinha moída na hora então, que maravilha.

Belíssimo post.