quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Lírio roxo do campo


Um Lírio Roxo do campo - foto de viviana
Clique em cima para ampliar e ver melhor.

È primavera em Portugal.
Há uma profusão de tons e cores por esses campos, por esses montes.
Há dias saímos por aí, os quatro.
O Jorge, o Zè, o Gil e eu.
Levámos o almoço num cesto, e abancámos á beira do rio, num lugar magnífico.
Foi fantástico.

Depois, já reconfortados com a comidinha, subimos um bosque, e fomos á descoberta por ali acima.

Começámos a encontrar muitas flores, muito lindas e algumas bastante raras
Encontrámos alguns lírios roxos e eu não resisti a fotografar este que aqui vos apresento.
Reparem bem como é lindo!
Vejam a beleza destas cores.
E o local onde ele foi nascer...
Nesta encosta pedregosa e seca.
Claro que não o colhemos..
Lá o deixámos ficar, no seu lugar, viradinho para o sol.

Já agora, aproveito para vos ofertar, a famosíssima e antiga canção alentejana, do lírio Roxo do campo nascido na Primavera.

MEU LÍRIO ROXO DO CAMPO



Meu lírio roxo do campo,
Criado na Primavera,
Desejava, amor, saber,Ai! Ai!
A tua intenção qual era.
A tua intenção qual era,
Qual era o teu proceder
Meu lírio roxo do campo,Ai! Ai!
Quem te pudesse ir colher!
Quem te pudesse ir colher,
Oh! meu amor, quem me dera!
Desejava, amor, saber,Ai! Ai!
A tua intenção qual era!

19 comentários:

bete p.silva disse...

Como pode uma flor tão delicada nascer em meio a pedregulhos. E que linda canção, gostaria demais de ouvir a melodia. Adoro a cor roxa.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Conclui-se que qualquer ser humano é digno de receber as belezas que o Criador nos oferece,pois elas vem sem que precisemos nada fazer.

Por isso o lírio,tão maravilhoso, nasce em qualquer lugar,em um jardim de mansão ou em meio à pedras agrestes.O lírio oferece uma lição de vida a quem queira enxergar!Beijo com carinho!Sonia Regina.

Maria João disse...

Primavera ... Para mim é muito bonita, mas os pólens ...

Ai, as alergias!!!


beijos

Fátima André disse...

Há um coelhinho de Páscoa na minha salinha ;)
Santa Páscoa!

Carins disse...

Olá Viviana,
Mas claro que é belo o lírio roxo.
No meu quintal tenho apenas alguns brancos.
Particularmente, os roxos são os favoritos, talvez porque os alio ao tempo Quaresmal.
São singelos, não necessitam de muitos cuidados, nascem mesmo no terreno inculto. "Alguém" os cuida como cuida de nós também...


Viviana beijos
Sempre que "me deixarem" e até que esteja operacional o meu compotador por aqui passarei :))
Um bom resto de tarde.

Marlene Maravilha disse...

viviana querida,
é um prazer e uma alegria vir aqui no teu lindo espaco!
O lírio roxo é deslumbrantemente belo. E parabéns por deixa-lo lá, sem o colher.
Se quiseres espreitar, tenho lá uma homenagem especial.
beijos!

renato disse...

Olá Viviana!

Que belo passeio que se dá pelos campos, levando o almoço ou a merenda, e apreciando a natureza!

Não entendo muito de cores de flores, mas ao que parece existem lirios de várias cores? Este roxo é muito lindo!

Abraço,

Renato

BC disse...

Amiga Viviana,
venho para lhe dizer que pode ir buscar o meu sorriso aos "outros sorrisos"
Com um beijinho da Isabel

esperança disse...

Boa noite maninha querida, que tudo esteja bem contigo.

Excelente fotografia, de um lírio roxo com frágeis e sedosas pétalas,cuja beleza linda das cores me parecem asas de borboleta; nasceu num sulquinho daquelas pedras.
Ontem fui apanhar as estevas ao castelo de Almourol, e é como dizes...uma profusão de cores vivas...é uma bênção ter luz nos olhos para usufruir de tamanha beleza. 270 quilómetros ida e volte por locais diferentes deslumbrantes de cor.
Gostei de ler a canção alentejana, do lírio roxo; Veio-me logo à memória o saudoso poeta Homem de Melo, que pesquisou os cantares do nosso .
Esp

Viviana disse...

Querida Bete,

È um enorme mistério, sim.

Quem o semeou?
Quem o regou?
Quem lhe chegou a terra?

Ah! mas aí está a verdade das palavras de Jesus...

"Reparem como crescem os lírios do campo!
E eles não trabalham nem fiam!
Contudo digo-vos que nem mesmo Salomão(ogrande Rei) com toda a sua riqueza, se vestiu como qualquer deles."

(Ev S. Mateus 6:28 e 29)

Se o senhor assim cuida dos lírios, como não cuidará de cada um de nós?

Um abraço, boa amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia,

Concordo plenamente e perfeitamente consigo, amiga linda.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá querida Maria João

Sim, para quem sofre de alergias, a Primavera pode constituir um problema...

Terá que se afastar da beleza das flores.
Que pena, não é?

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Ana linda,

Mas que palavras preciosas a minha boa amiga aqui me deixou!

Tão sábias...

Tão oportunas...

Tão necessárias...

Obrigada do coração, senhora linda

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Fátima,

Olá, olá!

Que alegria vê-la aqui"senhora professora!

Obrigada por o coelhinho.
Logo que possa irei lá buscá-lo.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

querida Rosa,

È lindo, sim.

Tambem gosto dos brancos ou de outras cores...que sei que existem...

Mas na verdade, o lírio roxo será decerto o mais conhecido e o mais popular.

Deus cuida dele, tal como cuida de nós...
Ele disse-o e Ele faz isso.

Ele é Fiel!

Uma boa noite

um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Marlene,

Ai que bom, "ouvir" isso da minha amiga e irmã em Cristo!

Obrigada.

Passarei por o seu cantinho logo que tenha um tempinho.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Renato, meu bom amigo

È verdade!

Temos que aproveitar este tempo fabuloso que aí temos, para caminhar pelo campo e apreciar tanta coisa bela que o Deus de amor criou, para nos alegrar

Eu vou sempre que posso.

Há sim uma grande variedade de cores de lírios.

Eu gosto detodos eles, mas o meu preferido é mesmo o roxo.

Tenha uma boa noite

um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Isabel,

Mais uma vez a minha linda amiga poetisa, reparte comigo as suas coisas bonitas...

È mesmo generosa.

Obrigada, pois.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Minha linda maninha Esperança,

Sim, a fotografia ficou lindinha.

Ah! se eu soubesse mais da arte de fotografar...

Seria óptimo!

Já pensei em fazer um "Cursinho"

Que bom que puderam ir ás estevas!

assim já estás fornecida para o que der e vier.


Olha, uma boa noite de descanso pra vocês.

Beijinhos para os dois

viviana