sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cancro do Estômago mata aos 18 anos.


O jovem Tiago Alves. Imagem do blogue.

Tínhamos acabado de chegar á praia, o Zé pegou no Diário de Notícias e estupefacto, disse-me: «Mãe, está aqui uma notícia de um jovem judoca de 18 anos que morreu com cancro do estômago. O funeral é hoje á tarde para o cemitério de Rio de Mouro.» (aqui pertinho).
Já em casa, li a notícia e fiquei impressionada.
O jovem Tiago Alves, assim se chamava, praticava Judo desde os 4 anos. O seu sonho era chegar longe na modalidade. Actualmente pertencia á Associação Académica de Coímbra.
Com 18 anos tinha a graduação de 1.º Dan. Campeão Nacional de Juventude e de esperanças, e era uma das maiores esperanças de Portugal para os jogos Olímpicos de 2012 em Londres.
Uma carreira prometedora que seria abruptamente interrompida quando lhe diagnosticaram cancro no estômago. "O dia 21 de junho de 2010 foi para mim o pior da minha vida. Foi o dia em que me tiraram a minha pessoa. A sério, neste momento eu sou uma pessoa totalmente diferente," recordava depois o estudante (12º anos) que integrava o Centro de Alto Rendimento.
Desde o dia em que foi diagnosticado o cancro, até á morte, decorreu apenas um mês. Havia metástases no intestino e no peritoneu, o que quer dizer que a doença já minava o Tiago há muito tempo sem que sequer disso se suspeitasse. Apenas sentia algumas dores abdominais as quais não valorizou.
O cancro do estômago tem esta terrível característica, de só se manifestar quando já é muitas vezes tarde demais. Assim foi com o meu querido pai e assim foi com o meu querido amigo Celso.
Claro que há felizmente casos em que quando diagnosticado a tempo, pode haver cura.
Estejamos atentos. Qualquer sinal, qualquer queixa, qualquer coisa que desconfiemos que não está bem, contactemos o nosso médico. E ainda, os familiares de pessoas que morreram com cancro do estômago, devem ter uma vigilância especial no seu médico, pois há uma tendência para passar para os descendentes.
Hoje, durante todo o dia, o Tiago não me saiu do pensamento.
Oro, para que o bom Deus console e conforte os pais, irmãos, demais família e amigos, deste lindo jovem que deixou a vida tão cedo.
Informo que o Tiago criou um blogue para falar sobre a sua doença. Já "estive lá" e verdadeiramente fiquei tocada.
Para quem quiser aceder, aqui fica o endereço:

http://ipponforlife-tiagoalves.blogspot.com/

2 comentários:

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Fui ver o blog deste jovem e Viviana estou impressionada e mais uma vez a prova de que nada somos. Imagino a dor desses pais. Imaginei se fosse um dos meus filhos. Sei que vou ficar a pensar o resto do dia nisto, apesar de ter consciencia de que acontece a toda a hora. Como podem viver certas pessoas carregadas de odio, quando a vida e' tao curta e tao inesperada. Por isso a necessidade de abracar a vida a todo o instante e sorrir com quem amamos... Um bom dia Viviana

Unknown disse...

"A morte tira toda a seriedade á vida."

Beijo e bom fds.