quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Este blogue está de luto...Senhora Ministra da Justiça


 Este blogue ogue está de luto, o meu coração está de luto, o meu povo está de luto!

Por estes  verdadeiros Heróis:

Fernando Rei -  a sétima vitima. Morreu hoje em Coímbra. 

 Daniel Falcão - a oitava vitima - vai a enterrar amanhã
 Estou de luto  por o meu país queimado, reduzido a cinzas, onde florestas, animais, bens pessoais, searas e culturas...tudo se foi.
Por estas imagens que me transmitem a cruel realidade da tragédia que se abateu sobre o meu povo:


O mais triste, o mais cruel, é que, como cidadã que procura observar e conhecer o que se passa á minha volta, constato que nem todos estão de luto. Sobretudo a classe política, tem manifestado uma quase indiferença, como se fosse algo sem importância.
Saliento a Senhora Ministra da Justiça - Drª Paula Teixeira da Cruz.
Interrogada por um jornalista sobre a moldura penal que contempla este tipo de crime, respondeu:
Não creio que deva ser  revista. A moldura penal é adequada.
Chocou-me a ligeireza com que tratou este assunto dos incêndios em Portugal.  
Daí a algumas poucas horas a comunicação Social, apresentava dados que parecem ser desconhecidos da senhora Ministra: 

Número de incendiários condenados quase duplicou em cinco anos mas só em 5% dos casos há pena de prisão
Entre 2007 e 2011, 280 pessoas foram condenadas pelos tribunais de 1.a instância por provocarem incêndios florestais. Mas dessas, só 14 foram condenadas a penas de prisão efectivas. Ou seja, apenas 5% do total.


E se, em 2011, só um em cada dez condenados por este crime teve de cumprir penas de prisão, em 2007 ou 2008 não há registo de que alguém tenha ido para a prisão por atear fogos, de acordo com os dados enviados ao i pelo Ministério da Justiça.
Ainda não há dados disponíveis sobre acusações e condenações concretizadas em 2012 e 2013, mas só este ano já foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) 54 suspeitos de fogo posto. Cinco deles, segundo avançou ontem o "JN", eram menores.
O número de incendiários condenados praticamente duplicou em cinco anos (de 37 em 2007 para 68 em 2011) mas os juízes pouco alteraram as decisões finais. A maioria dos suspeitos que chega a julgamento é condenada a penas de prisão suspensas ou a multa. Há casos excepcionais de condenação a medidas de segurança de internamento (seis no espaço de cinco anos) e até seis casos de penas de prisão substituídas por multa, mas não há registo de que alguma pena tenha sido convertida em trabalho comunitário.
Em 2011, por exemplo, só em sete casos os juízes optaram pela pena de prisão: dos 68 condenados, 20 tiveram de pagar uma multa e 40 foram sujeitos a penas de prisão suspensas, mas com regimes variados (17 com regime de prova, três com sujeição a deveres, quatro com regras de conduta e nove a prisão suspensa simples). Ainda assim, 2011 foi o ano em que mais incendiários tiveram de responder pelo crime na prisão: foram apenas quatro em 2010, três em 2009 e zero em 2007 e 2008.

 (http://www.ionline.pt/)
Há uma normalidade nas rotinas, como se nada tivesse acontecido.
No meu entender, o País, a começar pelos políticos e continuar com as "elites", devia estar de luto. As bandeiras nacionais deviam estar a meia -haste. Deveria ser decretado, no mínimo três dias de luto nacional.
Quando eu penso que quando morre um político( que fez o quê?) ou um Presidente da República(que fez o quê?), a bandeira Nacional é colocada a meia-haste e decreta-se luto nacional... porquê não agora fazer o mesmo com estes Heróis?
Na verdade, o meu país e o meu povo, está muito mal servido pelos seus representantes.
E. afinal é o povo que os elege e lhes entrega o Poder de governar!

4 comentários:

dilita disse...

Estou consigo Viviana!
Eu queria gritar bem alto tudo quanto a Viviana escreve e sente, nesta tão grande amargura; para que quem de direito ouvisse, e atuásse com mão dura e firme em quem prevarica; e com o coração para quem está em sofrimento e dor; e não com esta frieza que nos desespera.Uma frieza que é um insulto. Daqui a pouco tudo se cala... Que desumanidade, não entendo.
Beijinho amiga.
Dilita

esperança disse...

Maninha querida, o teu blogue está de luto, tu sentes muito, és sensível, sofres demais…Já te pedi para não levares toda esta tragédia que desabou que nem um inferno!!!...Sobre Portugal, sobre os nossos Soldados da Paz, já com seis vidas ceifadas na flor da idade, quatro das quais na Serra do Caramulo, naquele horror!!! Um inferno nunca visto!!! Não tenho palavras para dizer o que penso, mas quero deixar uma palavra para as mães, para os pais, para todos os familiares que estão de luto, com os corações destroçados: Penso, ponho-me na vossa pele, e tenho muita pena!!! Só Deus vos pode ajudar…
Ainda á seis Bombeiros feridos, um com gravidade, Deus os proteja…

Tem, tenhamos todos, uma noite tranquila



Viviana disse...

Amiga Dilita

Que mundo é o nosso?

A rotima não se altera...
Parece que nada de importante está a acontecer.

Que Raiva!!!

Um beijo, amiga

Viviana

Viviana disse...

Maninha Esperança

Sei quanto sofres e quanto sentes esta tragédia!

Que momentos terrivelmente tristes e trágicos estamos a viver!

Que o Senhor tenha misericòrdia de todos os valorosos e dedicados Bom beiros deste País.
Um abraço
Viviana