sábado, 19 de janeiro de 2008

Ainda os rebuçados...agora, de Santo Onofre


Espero que não fiquem enjoados com tanta doçura! Mas é que a Wilma e a Ana dizem preferir os rebuçados de santo Onofre. Até que estão tão bem fechadinhos no pequeno envelope de papel... tenho a certeza que aqui as formigas não iriam conseguir entrar.Conheço-os muito bem! Mas não me lembro de os comprar alguma vez. Não fazem ideia onde é que eu costumo saboreá-los! Pois é... é na Igreja Baptista de Rio Maior! Uma pequena congregação onde cultuam a Deus alguns meus familiares. Ali, no final do culto, o irmão António, um homem sempre sorridente, na casa dos 70 anos, vem amávelmente com o seu cestinho com rebuçados e começando na primeira fila, vai-os oferecendo alegremente a cada um. Há um tempo a esta parte ele tem como ajudante a minha neta Carolina de 5 anos.No cestinho há vários tipos de rebuçados entre eles os de santo Onofre., que por sinal são sempre os que eu tiro.Há uma coisa muito curiosa que é o facto de eu associar o sabor dos rebuçados, á "rapadura" da cana do açucar que na Argentina o meu avô Bengelsdorff me oferecia numa branca carapela (palha da espiga de milho) quando estava a moer a cana para fazer açucar. Não é que tem o mesmo sabor!?Acho que é por isso que eu gosto deles; lembram-me o meu avô e a Argentina.

5 comentários:

Vilma disse...

Também gosto do sabor deles asimm .. meio... exótico! Talvez seja da cana! :D

Jorge Oliveira disse...

Perdoem a minha ignorância mas não conheço esse santo e os seus doces rebuçados. Será um santo Baptista?
lol

esperança disse...

Vivianinha, sabes que ontem estive a falar em RAPADURA com o J. Pedro? Que saudades tenho daquele gosto!!!...E já lá vão tantos anos!!!...

Viviana disse...

Olá, Jorge

Então aí vão "umas dicas" sobre os rebuçados e o santo.
Os rebuçados de Santo Onofre começaram a ser fabricados em Lisboa - onde ainda existe a fábrica - há 73 anos; são portanto mais antigos que os "Bayards".
Só que enquanto estes foram sempre sendo fabricados, os outros ás tantas práticamente quase desapareceram. Recentemente, nos primeiros dias deste ano, o dono da fábrica vendeu-a a um empregado antigo, o qual está com grandes e audaciosos projectos de expanção.
Curioso é o facto de as novas instalações serem como os Bayards, na Amadora - nos Moínhos da Funcheira, que eu conheço muito bem.

Quanto ao Santo é o seguinte:

Santo Onofre foi um confessor grego, considerado Santo pela Igreja Católica, e Venerável, pela Igreja Ortodoxa. Foi um eremita que viveu no deserto de Tebaída no Alto Egipto, em finais do século quarto da nossa era.Abandonou o Cenóbio para viver sózinho no deserto durante cerca de 60/70 anos.Para se cobrir apenas usava folhas e a sua longa cabeleira e barbas.É o Padroeiro dos tecelões e o protector dos alcoólatras. Inclusivé há uma oração dirigida a ele, para deixar de beber.

Se por acaso estiver interessado nela.... eu mando-lha! è só dizer.

Um abraço

Viviana disse...

Maninha Esperança,

Claro que tu, melhor do que eu, te lembras da "rapadura"...

Só de pensar nela faz crescer água na boca!

Por aqui não há. Se a quisermos "papar" temos que viajar até á Argentina ou então, pedir aos nossoa familiares para nos mandarem uma encomenda via postal, o que acho será bastante complicado.

Olha, na falta dela... vamos ao rebuçados santo Onofre... sempre é melhor que nada.

Um beijinho