quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Àcido fórmico, já provou?


Como muita boa gente por aí, tenho tido muita tosse; então á noite nem se fala...

Entre as várias "mézinhas" caseiras, os rebuçados Dr. Bayard( usados há décadas cá em casa) dão uma grande ajuda.Uma noite destas levei um para a mesinha de cabeceira para acalmar a tosse de noite, e assim evitar acordar a família inteira e os vizinhos de baixo.Acontece que não o cheguei a usar e demanhã, enquanto arrumava o quarto, olho e vejo o rebuçado e como estivesse a tossir, desembrulhei-o e "despejei-o" directamenre do papel para a boca. Dou a primeira chupadela e imediatamente sinto um gosto horrível na boca e garganta , ao mesmo tempo senti um ácido muito forte e com um gosto muito esquisito a fazer-me arder a boca e a garganta. O meu primeiro pensamento é que o rebuçado estava "envenenado"; tiro o rebuçado da boca e vejo uma pequena formiga agarrada a ele. Corro para o lavatório e cuspo com força e aí... vejo o lavatório preto de formigas... quanto mais tossia e cuspia mais e mais formigas vinham; bochechei, gargarejei, eu sei lá o que eu fiz; por fim, já não vinham formigas, mas estava a sentir uma sensação estranha na garganta, como que a ficar grossa; pensei que poderia estar a fazer uma reacção alérgica ao ácido fórmico e que pudesse vir a ter um edema da glote, coisa que é muito grave. Fui comer uma colher de mel deixando-o deslizar lentamente pela garganta e aí melhorei.

Imaginem o que "umas formiguinhas", tão pequenininhas podem fazer!


e não as julguem pelo seu tamanho nem a sua insignificância!


Claro que depois disto, fui pesquisar sobre elas e lá estava, "preto no branco": As formigas têm uma substância irritante - àcido fórmico - que pode provocar "choque anafilático", que poderá ser muito perigoso.

Assim sendo, é caso para dizer: Muito cuidadinho com as formigas!





5 comentários:

Pedro Leal disse...

:)
Vou contar a história às netas... uma avó papa-formigas!

Viviana disse...

Engraçado!

Não é que era esse o título que em princípio ia pôr neste texto!...

Cheguei a dizê-lo ao Zé...

um beijnho da mãe

lino disse...

Eu, pelo sim pelo não, nunca levo nada à boca sem olhar bem primeiro. E não me tenho dado mal. meter formigas na boca? Nem na Tailândia vi isso. :)

Jorge Oliveira disse...

Horrívelllllllll.
Cosp... cosp... cosp!
Blagh.

:)))

Vilma disse...

Ehehehehe.. mas prefiro os rebuçados do Santo Onofre! :D