sábado, 26 de janeiro de 2008

- PETZI - e João Pouca Terra


A noite passada, os netos Nuno e Inês dormiram cá em casa Chegada a hora de ir para a cama a Inês pede para contar uma história, como é costume. Eu respondo: claro que a avó vai contar uma história. E pergunto então: Querem uma história “da cabeça da avó” ou de um livro? Ao que eles respondem: de um livro! Qual livro? Pergunto eu. Diz a Inês: olha avó pode ser aquele que é do tempo do pai quando ele era pequeno, que da outra vez tu contaste e nós rimo-nos muito!
OK! Respondi eu. Eu pego no livro, eles sentam-se na cama, e eu começo a ler a história.
Cada frase que lia provocava uma gargalhada! Nós rimos tanto, tanto, tanto, que já chorávamos de tanto rir!
Ah! Mas como foi bom aquele riso todo!
Eles quase que adormeceram a rir!
E eu, sentia-me tão bem, tão descontraída, e ao mesmo tempo tão feliz! Que acabei dando graças a Deus por “ter trazido os netos” para me proporcionar, além de tudo o mais, esta óptima “sessão de terapia pelo riso”!
O livro em causa, é um livro de banda desenhada, editado pela Verbo em 1970, cujo título é: - PETZI – e João Pouca Terra, e faz parte de uma colecção de muitos, que na altura e nos anos que se seguiram, fizeram as delícias de muitas crianças, de muitos adolescentes e de muitos adultos.
Curioso é o facto de ainda hoje, passados todos estes anos, esses livros (temos muitos dessa colecção) serem preferidos pelas crianças e conseguirem causar nelas este impacto tão interessante.

Sem comentários: