terça-feira, 16 de junho de 2009

Descobri o nome dela


Abutilon megapotamicum - Imagem da net

Imagem da net

Imagem da net

Foto de Viviana

Foto de Viviana

Foto de Viviana

Abutilon megapotamicum - Foto de Viviana

Quem como eu, ama a Natureza, é deveras um apaixonado por tudo quanto é montanhas, florestas, campos, nuvens, árvores, rios, mares, pedras, aves, peixes, animais,
arbustos, e todo o tipo de plantas e florinhas com que o Criador enfeitou e coloriu a terra.
Quando os meus olhos ou os meus sentidos dão sinal, é certo e sabido que eu vou parar, olhar, espreitar, muitas vezes ficar de cabeça no ar, e muitas vezes arriscar a ir contra um poste ou uma árvore, ou ficar com dor de pescoço por tanto olhar para um ramo de um arbusto, ou fio eléctrico, para descobrir onde está o passarinho que está a cantar uma tão melodiosa canção para mim.
Isto para já não falar das vezes que os outros vão andando e eu fico para trás...
Pois bem, um dia descobri, caindo sobre o muro de uma vivenda, numa rua junto á Clinica de Santo António na Reboleira - Amadora, onde há muitos anos vou a consultas ou fazer exames médicos, descobri, dizia eu, uma florzinha tão linda, tão graciosa, que pendia de um pequeno arbusto, que eu nunca tinha visto.
Passei uma vez, passei outra vez, e tantas vezes lá passei, que um dia decidi apanhar um pedacinho da planta, pequenino, não mais do que uns oito ou dez centímetros.
Meti no saco, junto das radiografias, e uma vez em casa coloquei-o num recepiente com água e aguardei a próxima ida á aldeia para o plantar num vasinho .
Assim foi, planteio-num pequeno vaso e fui cuidando dela com todo o desvelo e carinho.
Eu queria mesmo que ela pegasse, mas, sem raíz era pouco provável.
Mas não é que ela pegou, ganhou raízes no vasinho!
Um dia decidi tirá-la do vaso e coloquei-a na terra num canteiro, junto da Roseira de Santa Terezinha de que aqui falei há algum tempo atrás.
Não imaginam o que aconteceu.
Ela gostou tanto daquele lugar - corre por baixo um veio de água - que em pouco tempo ela estava alta, enorme!
Hoje cobre todo aquele espaço, e ela própria criou uma espécie de murinho á volta do canteiro.
È linda! muito linda mesmo.
È um encantamento! Com os seus balõezinhos, ou pequenas lanternas vermelhas, pendurados graciosamente por sobre o pessegueiro, o Lilás, o Abacateiro ou até já na Nespereira que está do outro lado.
Está á beira do caminho e não há ninguem que ali passe que fique indiferente áquela beleza e colorido.
Tudo muito bem, tudo muito lindo, mas faltava uma coisa para mim muito importante, que era saber o seu nome, como se chamava.
Perguntei a muita gente mas ninguem sabia.
Não podia pesquisar na net pois porque nome pesquisar?
Ah! mas a semana passada Deus deu-me uma grande alegria!
Estava a procurar uma outra flor, e qual não é o meu espanto quando dou de olhos com uma foto da minha linda florinha!
Eu nem queria acreditar.
Mas era mesmo ela, sim.
Podem imaginar como sorri, ri e exclamei...
Então hoje, eu já vos posso apresentar a minha florinha linda, aqui vai:

Nome Científico: Abutilon megapotamicum
Sinonímia: Abutilon vexillarium
Nome Popular: Sininho, Lanterna-chinesa, Chapéu-de-cardeal, Lanterninha-japonesa
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene

O sininho é um arbusto de textura semi-lenhosa, de ramagem ramificada e escandente, que pode alcançar de 2 a 3 metros de altura quando conduzido sobre um suporte adequado. Apresenta folhas cordiformes, alongadas e verdes, com margens serrilhadas. A floração pode se estender durante todo o ano de forma esparsa, mas é mais intensa na primavera e verão. As flores têm um formato peculiar, são popularmente comparadas a sinos lanternas-chinesas e balões. Apresentam cálice vermelho, pétalas amarelas, e são pendentes. Ocorrem variedades de flores róseas e alaranjadas também, resultantes de hibridizações, assim como plantas de folhas variegadas de amarelo.
A sua utilização paisagistica é ampla, podendo ser plantado isolado ou em grupos, maciços ou renques. Adapta-se ao plantio em vasos, e principalmente em cestas suspensas evidenciando as flores pendentes. Também pode ser conduzido como trepadeira, através de amarrios, sobre suportes adequados, como treliças e cercas. as suas flores produzem néctar e são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivado em regiões subtropicais, mediterrâneas ou tropicais de altitude. Para obter uma folhagem mais compacta e conduzir a forma da planta, podemos realizar podas anuais. Adubações semestrais estimulam intensas florações. Multiplica-se por estaca.

19 comentários:

gaivota disse...

que lindas flores, lindas fotos!
a mãe natureza faz-nos estas ofertas...
beijinhos

Licas disse...

Querida Amiga
É muito linda esta planta.
Tenho-a no meu jardim. Não sei o nome, mas chamo-lhe balõezinhos de S. João.
A natureza é o que de mais belo e puro existe, não é?

Apareço até sábado, mas depois até meados de Setembro só muito esporadicamente cá virei.
Espero não ser esquecida ...
Beijinhos
Licas

O Profeta disse...

Um areal morno acolheu
Teus passos ávidos da chegada
Caminhas na procura das marcas
De uma espera desencontrada

Calmaria!
A bonança reivindicou o Sol no celeste
Uniram-se os pedaços de rasgada vela
Tua alma retomou o sonho adiante


Boa semana


Mágico beijo

Sandra Veneziani disse...

Oi, mocinha...vim agradecer suas palavras graciosas no meu aniversário.

Obrigada, minha linda

Viviana disse...

olá Gaivota linda

Tambem as acho lindinhas.

Andava mesmo desejosa de saber o nome delas.

Agora já sei.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Isabel

Então tem esta florzinha no seu jardim?

Que coincidência...

Sabe que eu só sei de um lugar onde ela ixiste.

Mais nenhum.

Então a minha querida amiga vai ausentar-se?

Entendo.

Tenho pena, creia.

Mas Setembro chega rapidinho.

Obrigada uma vez mais pela sua amizade e carinho.

Esquecê-la? Não.

Pode ter a certeza que nõ o será.

uma braço

viviana

Viviana disse...

Olá Profeta

Mas que sudades, amigo.

Um abraço carinhoso

viviana

Marlene Maravilha disse...

Querida Viviana!
Nao existe nada mais lindo do que a natureza, e os olhos que conseguem enxerga-la realmente sao agraciados com as belezas de Deus.
Em algumas coisas pareco-me muito contigo!
Gostaria de convidar-te para tomarmos um chá da tarde regado a biscoitinhos integrais! Sinta-se convidada e diga que venha, e eu já me sentirei feliz! Acho que teríamos mesmo muitas coisas para compartilhar!!!!
beijo grande e fica com Deus!

Viviana disse...

Sandrinha querida

Bom dia, amiga!

Espero que tenha passado um lindo dia de aniversário.

Não precisa de agradecer...é natural que seja assim.

Um beijo

viviana

Rosa disse...

Olá Viviana amiga
Como foi a sua noite? descansada ?
Viviana, já conhecia esta planta mas não sabia o seu nome , para mim era exactamente os "sininhos" vermelhos.
Abutilon, parece-me bem, mas não me diz muito :))
Poderia ter outro nome, mais bonito, tal como o é a plantinha
Tenha uma boa tarde.
Beijos

Viviana disse...

Querida Marlene,

Ah! mas fiquei tão contente com o seu convite para um cházinho!

´Quem me dera amiga querida...

E ainda por cima acompanhado de "biscoitinhos integrais...

Certamente seria uma delicia o nosso encontro.

E quanto a conversar, bom, aí, posso imaginar quanta coisa linda e fantástica nós teríamos para falar.

Então eu aceito, aceito com muito gosto.Fica de pé para um dia que o Senhor designar. Certo?

Um beijo, amiga linda do coração

viviana

Viviana disse...

Olá querida Rosa,

Primeiro que nada quero dizer-lhe que foi um enorme prazer o nosso tempo de conversação, ontem á noite.

Eu dormi bem, graças a Deus.

Levantei-me cedinho, como sempre gosto de fazer.

Quanto ao Abutilon - eu chamo-lhes "balõezinhos"

E há quem lhe chame sininhos, lanternazinhas, etc, etc.

Mas sabe, eu gosto sempre de conhecer a planta ou a flor, pelo nome científico, até para poder pesquisar sobre elas.

São muito lindinhas, não são?

Desejo-lhe um suave entardecer, boa amiga.

um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá Geanina

Seja muito bem vinda a este meu cantinho.

Obrigada por as amáveis e gentís palavras que aqui deixou.

Já fui espreitar o seu blogue, que achei muito lindo, só que como não entendo Romeno, não ompreendi os "naturalmente belos poemas" que lá tem...

Quanto á votação, não entendi muito bem como é feita, por isso não votei.

Tenha um bom final de dia

um abraço

viviana

Unknown disse...

olá VIVIANA...
lindas flores
minha mãe me dizia quando eu era criança que essa flor era brinco de princesa e eu adorava bricar com elas colocava nas orelhas e dizia que eu era uma princesa..rsrs me deu uma saudade...hum...
que vc tenha uma semana maravilhosa...
abraço carinhoso...
Priscila Lima
R.J Paraty, Brasil

Viviana disse...

Olá Priscila

Sabe wque tenho uma nora, muito linda, que se chama Priscila?

Amanhã será o dia do seu aniversário.

Quanto ás flores, já deu para perceber certamente...o quanto eu gosto delas.

Tenha um bom entardecer

um beijo

viviana

renato disse...

Olá Viviana!

É a natureza no seu esplendor! São muito lindas estas flores, mas todas as flores tem a sua beleza!

E ninguém melhor do que a Viviana, para nos mostrar e falar sobre a terra, a natureza, a vida!

Um abraço,

Renato

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo

Sim, as flores têm enorme beleza.

às vezes chego a comover-me com a beleza delas...

Obrigada por as palavras gentís que aqui deixou, amigo.

Eu gosto muito de trabalhar a terra, de jardinar, regar, etc.

Desejo-lhe uma boa noite de descanso

um abraço
viviana

bete p.silva disse...

É um encanto, uma florinha fadinha. É um tipo de brinco-de-princesa, não é?

Eu gosto dela especialmente porque atrai muitos beija-flores.

Um mimo!

carmen disse...

Quanto nome feio para uma flor tão linda!!!

Eu a reconheci e a conheço pelo nome de "lanterna chinesa"

Parabéns, está muito bem cuidada!!!
bjs