terça-feira, 9 de junho de 2009

Porque Deus permite que as Mães vão-se embora?


Mãe e filha - Imagem da net

Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite, é tempo sem hora,
luz que não apaga quando sopra o vento
e chuva desaba, veludo escondido
na pele enrugada, água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra - mistério profundo - de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei:
Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho
e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho.

(Carlos Drummond de Andrade)

9 comentários:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana!

Porquê,eu também lhe pergunto!!!

Perdi a minha mãe há 35 anos e ontem fazia uma faxina geral em meu armário,pois o quarto apresentou problemas com cupins e para acabar com eles tudo foi retirado do quarto e estava a arrumar aquelas tantas coisas que juntamos vida afora.

De repente vi um embrulho ,com o papel já amarelado e ao abri-lo verifiquei que eram dois vestidinhos muito simples de minha mãe(falecida aos 58 anos)que havia guardado de lembrança.

Ao tocá-los me veio uma emoção tão imensa que chorei feito criança,encarapitada sobre a escada,pois a saudade aflorou como se ela tivesse partido naquele momento.

Mães são inesquecíveis,para sempre!!!

Drummomnd sabia o que dizia!!!

Perdoa o desabafo!!!

Beijos com muito carinho!!!Sonia Regina.

gaivota disse...

é assim, viviana querida... mas as mães não morrem nunca, apenas partem... descansam mais ums pouco...
beijinhossssssssss

Viviana disse...

Querida Sónia

Posso imaginar a emoção ao encontrar o embrulhinho...

Estava a ler e ao mesmo tempo a ver toda a cena, boa amiga.

Ah! mas dói tanto a saudade de uma mãe!

Mas enfim,O que sabe todas as coisas assim o determinou...

Não peça desculpa por o desabafo, amiga linda.

desafe sempre que aquiser, sentir e fôr necessário.

Obrigada por ter partilhado comigo.

Um beijo

viviamna

Viviana disse...

Olá Gaivota lnda

Eu sei o quanto a minha querida amiga tem em conta o Amor de Mãe...

Já temos "falado" sobre isso.

Eu recordo o que me contou sobre a sua~Mãe.

Diz bem, uma Mãe nunca morre.

Ela só não está presente fisicamente...

De resto é tudo igual.

Tenha um lindo dia, boa amiga
um beijo

viviana

Talita disse...

Querida Viviana, querida Sonia

Vocês me emocionaram com os comentários, pois tenho a felicidade de ter mãe e pai ainda ativos, aos 81 e 84 anos, mas imagino o que me espreita se eu viver mais que eles.

Tive que ir chorar no banheiro, às escondidas.

Mas agora, ao voltar para escrever este comentário, toca o meu telefone e quem é, senão a própria D. Helô? Queria uma "assistência técnica" para um texto que está digitando no computador e que não consegue escrever em "Arial". rsrsrs

Uma coisa que eu acho interessante é que mãe e pai são realmente eternos. Minha sogra perdeu a mãe quando esta tinha 48 anos. Quando minha sogra tinha 80 anos, tinha idade suficiente pra ser mãe de sua mãe. No entanto, continuava se sentindo "filhinha". E tenho a impressão de que, se sua mãe aparecesse ali, com 48 anos, ainda assim ela diria "mamãe" e correria para os seus braços a pedir conselhos!

Um beijo afetuoso

Talita

Viviana disse...

Querida Talita

Que benção ter Pai mãe asim activos ainda...

Que bom!

Sabe, eu descobri por acaso a semana passada este poema que eu não conhecia.
Achei-o tão lindo que imediatamente o guardei para publicá-lo aqui.
E não é que enquanto o lia, senti uma imensa saudade da minha mãe, que chorei, chorei muito...

Com a alma dorida olhei para Deus e perguntei-lhe porque é que Ele decidiu fazer assim com as mães.
As mães são tão especiais que deviam ficar conosco para sempre...
Então Ele disse-me ao ouvido:

"Viviana, as mães dão-se tanto, e fazem tanto pelos filhos, e não só...que elas ás tantas estão tão cansadas, tão cansadas, que é uma benção, um prémio, serem chamadas para irem para junto do Pai para descansarem e ficarem serenamente á nossa espera.
Por isso para elas é mmuio melhor partir...
Aí o meeu coração acalmou.

Obrigada boa amiga pelo lindo e interessante comentário que aqui dixou.

Gosti muito de ler.

Tenha um bom fim de dia.

Um grande abraço

viviana

renato disse...

Viviana!

Para já conseguiu uma esplendorosa foto para "colorir" este post!

Depois, falar da Mãe!!! É muito fácil e... muito dificil, para quem a perde!

"Porque Deus permite que as Mães vão-se embora"?

Um dia as encontraremos! Deus, certamente assim o quer!

Tenha dois bons feriados, com muita saude e muita alegria!

Um Abraço,

Renato

Ana Maria disse...

Mãe não tem limite, é tempo sem hora.
Bela frase, palavras profundas.
Beijinhos querida amiga!

Viviana disse...

Querida Ana Maria

Eu bem sei o quanto a sua alma de poetisa pode compreender o AMOR de Mãe!

Que bom que assim é.

Um beijo

viviana