segunda-feira, 22 de março de 2010

Coisas bonitas da minha aldeia


Gosto muito deste muro e desta porta, de uma horta..


Este antigo lavadouro, enchia-se de mulheres
ajoelhadas nas suas Joelheiras
a lavar roupa. Também lavei aqui .


O caminho bem limpo e cuidado, onde está esta talha antiga de pedra,
que ninguém rouba.



Um lugar pitoresco, chamado Segueteira.


Uma profusão de Heras neste muro antigo.

Vivo a muitos milhares de kilómetros do lugar onde nasci. Foi lá do outro lado do Atlântico, perto das Cataratas do Iguaçú.
Os meus sessenta e cinco anos de vida vividos em Portugal, foram repartidos por vários lugares: Vilela, no Minho, Leiria, Maceira - Sintra, Almada, Odivelas, Amadora, e Mira-Sintra.
Duma forma geral, acabamos por ficar presos aos lugares onde vivemos, a uns mais do que a outros.
Posso dizer que os que mais me prenderam foram Leiria e Maceira. Leiria, onde cresci, e Maceira, onde os meus pais viveram mais de cinquenta anos, e onde permanece a casinha deles, praticamente como eles a deixaram. É lá que tenho o meu jardim e o meu pomar, e é lá que eu vou todas as semanas passar algum tempo, e tratar das flores e do que fôr preciso.
Embora não tenha lá nascido, considero que Maceira é a minha aldeia, o meu lugar de eleição, de que gosto muito e onde me sinto muito bem.
Há por lá sítios e coisas bonitas que me alegram, que me acalmam e que me inspiram.
Torna-se um prazer enorme sair de casa e caminhar por ali.
Os meus olhos vão sempre atentos ás mais variadas coisas que encontro, pelos caminhos.Pode ser uma casa velha, uma fonte, uma árvore, uma flor, um passarinho, uma rocha ou uma pedra solta.
Assim, vou descobrindo sempre alguma coisa nova, ao mesmo tempo que revisito as coisas mais antigas.
Fotografo aqui, fotografo ali, e mais além...

12 comentários:

carmen disse...

Vivi:

Que fotos mais lindas e pitorescas...

Lindos lugares que você nos presenteou, já que é bem diferente daqui do Além mar...

bjs saudosos

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Lindas as fotos assim como os lugares!!!

Gostei demais!!!

Um beijo com todo o meu carinho!

Sonia Regina.

renato disse...

Viviana!

Lindos e belos sitios que nos mostrou e também aqueles que nos citou!

Só foi pena não ter vivido na minha região, que eu considero o lugar mais lindo logo após o seu!

Um abraço,

Renato

Viviana disse...

Olá, querida Carmen

Pensar em si...me faz sorrir!


Obrigada pelas amáveis palavras, boa amiga.

Sim, os nossos países têm são diferentes...mas ambos muito belos e com coisas deslumbrantes.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia

Linda amiga do coração

Que bom que gostou dos lugares e das fotos!

É chamada por aqui, de "área saloia".
Tem caracetristicas muito próprias.

Um beijo, amiga

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu querido amigo

São lugares bucólicos onde eu me sinto bem...

Lugares "saloios".

Obrigada pela amabilidade.

Muito cavalheiro...

... "que eu considero o lugar mais lindo logo após o seu."

Já agora, amigo

Qual é mesmo, mesmo, o seu lugar de nascimento?

E em que zona do Porto vive?

Gostava de saber.

Eu acho o Norte muito bonito

e

gosto muito, muito mesmo, do Porto.

Um grande abraço

viviana

esperança disse...

Bom dia maninha muito querida, de coração de ouro.

Regalei-me ao vir agora mesmo dar a volta pelo teu cantinho. como sabes tenho andado com problemas no meu velho computador. Faz-me muita falta, pois parece que já não sei viver sem ele.

Gostei muitíssimo de tudo quanto tens escrito nestes últimos dias, mas o poste de hoje, encheu-me mesmo as medidas, e faço minhas as tuas palavras que tão bem descrevem tudo o que vês....Também eu gosto em primeiro lugar, de Maceira, depois Lisboa e Leiria, a seguir Argentina e Vilela e tudo o que os meus olhos alcançam por onde quer que passe.
Gostei muito de poder ver esses lugares de Maceira, pois não os vejo há muitos anos. Há, como bem dizes, muitos outros lugares lindíssimos por todo o lado.

Fiquei curiosa, sabes qual é a Região do Renato ?

Mil beijos para ti e para todos.
Esperança

renato disse...

Caras Amigas Viviana e Esperança!

Muito boa tarde!

Eu sou nada e criado na cidade do Porto, freguesia de Santo Ildefonso (algumas ruas pertencentes: R.Santa Catarina, Praça Batalha, R.Passos Manuel e onde nasci Rua das Musas, entre outras)!

São coisas bonitas da minha cidade que me fazem gostar muito dela!

Um abraço para as Lindas Manas!

Renato

renato disse...

Errata:

Nada = Nado e criado

Viviana disse...

Olá Renato

Obrigada pela prontidão com que satisfez a nossa curiosidade.

O meu marido que é de Matosinhos...conhece muito bem toda essa sua zona.
Eu já estive várias vezes por aí; na Praça da Batalha, por exemplo.

Acho muito interessante a forma como os Portuenses gostam da sua terra.
Creio que são "mais bairristas" que os lisboetas.

Os lisboetas não ligam muito.

Eu gosto das duas cidades.
Ambas são lindas.

Uma boa noite de descanso

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança

Que bom que conseguiste dar "uma vista de olhos"!

É uma maçada ter o computador com problemas.

Pois então gostáste das fotos de Maceira?

Tirei-as no último sábado.
Está tudo tão bonito por lá!
De dentro de uma ou duas semanas, mais lindo vai ficar, pois vão surgir todas aquela variedades de flores raras que aparecem na Primavera.

Aí é que fica um espanto!

Desejo-vos uma noite descansada

Um abraço

viviana

gaivota disse...

maceira, lis, leiria, o meu distrito...
de grande qualidade de vida, sem dúvida, tudo de muito bom, boa pesca, boa carne, bons legumes e frutas, as praças são sempre uma alegria e deliciosas aos olhos...
e do outro lado do "rio", a tua terra natal que eu adoro!!!
beijinhos