terça-feira, 2 de março de 2010

O melro já cantou


Melro (Turdus Merula)

Hoje, para além da alegria e conforto que me trouxe este belo dia de sol, do qual já tinha imensas saudades, houve outro motivo que me revigorou o ânimo e me fez sorrir. Foi o início de um tempo, para mim fantástico, e gerador de muita alegria; que é ouvir o nostálgico e melodioso canto inaugural, do belo melro preto de bico amarelo, que todos os anos anuncia a Primavera, empoleirado na parte mais alta da antema do prédio que fica aqui em frente da minha janela.
Começa este ritual todos os anos no dia um de Março.Canta sempre á mesma hora: seis da manhã e seis da tarde.
Vai cantar até ao fim do verão, altura em que passa a andar por aqui á volta, pousando no caminho, onde debica as migalhas dos lanches dos alunos da escola, aqui ao lado.Pousa no arame da cerca da escola, pousa nos canteiros, e, raramente nas partes mais altas do eucalipto que há ali á frente, mas não na antena do prédio.
Eu creio que este cantar, que é especial e diferente do habitual, tem a ver com o período de reprodução; penso que está a avisar a fêmea que a altura de namorar começou. Acho isso tão lindo!
Tivemos este ano um inverno muito rigoroso, como não tínhamos há muito.
Sei que toda a gente está "cansada da chuva, do vento e do frio" e, "estalando" (desejando ansiosamente) segundo o vernáculo dos meus queridos e estimados saloios de Sintra, que a Primavera e o belíssimo sol português...se instalem de vez.
Então, assim sendo, ANIMEM-SE!
Eu acredito no melro, ele nunca se engana!
A Primavera está aí.
Podem ir retirando as roupas frescas e coloridas dos armários.

4 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Uma Boa Noite repleta de Carinho..
Uma Boa Noite recheada com muita Fé...
Uma Boa Noite imensa com Afeto...
Uma Boa Noite esplendorosa de Luz...
Uma Boa Noite forte com Energia...
Uma Boa Noite encharcada de Coragem...
Uma Boa Noite embrulhada de Esperança...
E uma Boa Noite cheia de Alegria.

beijooo.

Rosa disse...

Olá Viviana querida.
Bom, eu vou mais uma vez dizer, "também tenho" é verdade.
A Viviana, não imagina a quantidade desses srs. que andam nas árvores,e se passeiam mesmo junto da porta da cozinha, andam sempre na busca de restos da comida dos gatitos.
Mas é como diz, são fantásticos nos seus cantos.
Embora, também, sejam os destruidores de "alguma" coisa de que gostem no quintal :))

Viviana, advinha-se uma noite de chuva e vento forte "já cá está" mas desejo que a vossa noite seja tranquila e em paz.
Beijos

Viviana disse...

Olá Ana linda!

A minha neta Sara leu os seus desejos para mim neste dia... e ela achou muito bonito!

Obrigada

Um a raço

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Espero que a tempestade já tenha passado.

Este ano é umsa farturinha de chuva!

Creio que nao faltará água...

Quanto aos melros, são uns "lindões" como eu costumo dizer.

Um beijo

viviana