sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Estorninhos


Um grupo de Estorninhos. (Sturnus Vulgaris) - Imagem da net

Há uns dias atrás, quando caminhava pelo campo, fui agradávelmente surpreendida pelo canto de um grupo de estorninhos que estava pousado num fio de electricidade.

Aspecto

Têm entre 20 e 23 cm de comprimento e podem ser reconhecidos em voo pelas asas pontiagudas e cauda curta. À primeira vista, parecem pretos lisos, mas a incidência da luz nas penas pode torná-las roxas e verdes iridescentes.

Ciclo de vida
  • Os estorninhos podem criar até duas ninhadas por ano, entre Abril e Maio. Cada ninhada tem 4 a 6 ovos e as crias mantêm-se no ninho aproximadamente 3 semanas.
  • Em condições favoráveis, a reprodução pode ir até Junho e Julho.
Ocorrem em Portugal como invernantes.
Julga-se que esteja presentes de Outubro a Fevereiro.

Curiosidade

Mozart e o estorninho

"Wolfgang Amadeus Mozart comprou, em 1784, um estorninho: uma ave de plumagem negra, pintalgada, com reflexos metalizados verdes e roxos, com um canto muito variado e complexo, onde se incluem imitações de vários sons e pássaros.

Para além de anotar a aquisição do pássaro, Mozart escreveu, no seu caderno de notas, uma curta transcrição do canto do seu estorninho seguida por uma exclamação admirativa.


A apreciação que Mozart expressou ao ouvir a canção do estorninho é compreensível: a melodia é praticamente igual ao tema de abertura do último andamento do seu Concerto para piano nº17 em Sol Maior, KV 453, que o compositor tinha concluído umas semanas antes (12 de Abril).

O pássaro viveu em sua casa durante 3 anos e morreu a 4 de Junho de 1787. Mozart enterrou-o, no quintal, com muita cerimónia e recitou um poema que escreveu para a ocasião"

( Extraído de: O único planeta que temos)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá querida Viviana.
acredito que este sábado esteja a ser vivida em plenitude.
Parabéns para a mais pequenina.

Sabe viviana, ao começar a ver e a ler o post, imaginei, parecem mesmo as notas de uma pauta, engraçado, porque logo a baixo nos fala de Mozart.

Viviana, tenha um bom fim de semana.
Beijos

Viviana disse...

Querida Rosa

Olá, amiga.

Está bem observado, sim senhora.

Parecem uma pauta musical.

Engraçado!

Cheguei há pouco de Rio Maior.

Foi tudo muito lindo!

Muito farto!

E muito alegre!

Estavam lá os netos todos.

Divertiram-se imenso.

Dou infinitas graças a Deus.

Desejo-lhe uma boa noite de descanso

um grande abraço

viviana