quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"De pequenenino, é que se ensina o menino"


Imagem da net.

Ontem, aí vamos nós, carro cheio a caminho da praia.
No Lourel-Sintra, o Zé pára junto á passadeira para peões.Há um jovem pai, no passeio, com uma criança pequena pela mão que quer atravessar para o outro lado. A criança, um menino, não deverá ter mais de três anos.
O pai caminha firme segurando bem a mãozinha esquerda do menino.
Qual não é o nosso espanto e admiração, quando vemos a criança esboçando um lindo sorriso, levantar a mãozinha direita fazendo sinal de que ia atravessar, primeiro virada para nós, do lado esquerdo, e depois repetiu o gesto para os automobilistas que vinham do lado direito.
Gostei de vêr! Tão pequenino e já sabe como proceder ao atravessar a passadeira!
Se pensarmos que grande maioria - senão a totalidade - dos transeuntes avançam sem olhar e sem fazer qualquer sinal aos automobilistas...
Creio que está na legislação em vigor, que o peão tem o dever de antes de avançar fazer sinal levantando a mão, só que as pessoas não ligam.
Eu, por sistema, antes de atravessar qualquer passadeira paro e só avanço depois de fazer sinal com a mão aos condutores, que vou atravessar.
Talvez por isso, eu achei tão lindo e tão importante o que aquele menino fez.Claro, se o fez...foi porque o ensinaram, o pai ou a mãe, ou a avó, ou na escolinha, não interessa, mas ensinaram e ensinaram bem.
Aqui entra o provérbio popular sobejamente conhecido: "De pequenino é que se ensina o menino." Quer dizer: "De pequenino é que se torce o pepino."

2 comentários:

carmen disse...

Vivi:

que lindinho...rs

"Ensina a criança o caminho em que deve andar, e quando for velho, não se desviará dele"

Mais ou menos por aí, em todos os sentidos

bjs

Maria disse...

Querida comadre, achei este relato interessante e, já agora, conto o que se passa connosco.
As minhas crianças (além de olharem para os lados, darem a mão aos adultos e esperar os semáforos), quando algum carro pára, levantam a mãozinha e dizem: Obrigada!
Mais difícil ainda, a Alfa sempre que vê uma passadeira prepara-se para atravessar.
Boa noite amiga.