quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nunca ouvi palavras tão belas sobre a mulher e sobre as pedras.


O escultor Francisco Simões


Escultura de mulher.


Uma amostra das minhas pedras.

Habitualmente, como não vejo muita televisão, prefiro o Jornal das Nove (21) da SIC com o jornalista Mário Crespo, ao Telejornal da RTP.
Hoje, o conceituado jornalista teve como convidado especial o escultor Francisco Simões, que eu não conhecia.
O pretexto para o convite teve a ver com uma importante exposição do autor que está patente ao público nos jardins do Casino do Estoril até ao final de Setembro.

Nascido em Almada (Porto Brandão) em 1946, Francisco Simões tem o curso de Escultura da Academia de Música e Belas Artes da Madeira, tendo sido bolseiro da OCDE, em Itália.
Pintor e escultor de monumentos e obras em espaços públicos, o artista assina o Parque dos Poetas, em Oeiras.

Vive e trabalha em Sintra, desde 1991.

Considerando o desenho "a fala do artista", Francisco Simões tem na mulher o tema principal do seu trabalho.

Instado pelo jornalista a justificar essa preferência, o escultor disse, como até hoje nunca ouvi... tenho quase setenta anos - as mais belas e sublimes palavras sobre a mulher. Não só sobre o seu corpo, que acha bonito... mas também sobre muitas áreas da sua vida, como por exemplo a maternidade, geradora de vida, como cuidadora, a sua sensibilidade, a sua inteligência, etc.etc. "Não há nada tão belo como a mulher!"

Li, que numa outra entrevista ele se expressou do seguinte modo:

“ Não há pássaro, não há Sol, não há mar, não há nada que se lhe compare. O corpo da mulher é redondo, não tem arestas, tem uma policromia harmoniosa, cheira bem”.

Ainda no jornal das nove, o jornalista perguntou-lhe porque preferia a pedra para executar as suas peças de arte, tendo ele dito coisas tão belas e tocantes sobre a pedra! Disse:" Nem o ouro, nem a prata, nem outro qualquer material pode comparar-se á beleza da pedra!

A pedra, fala, a pedra sorri, a pedra sente, a pedra tem os seus veios fantásticos, ela tem som...quando por exemplo se parte...aquele ruido do partir é como música!"

Fiquei deliciada! Porque gosto imenso de pedras! Sempre que saio para o campo, para a serra ou para junto do mar...habitualmente regresso sempre com ou outra pedra que encontrei e me cativou!

O problema é já não ter espaço para elas em casa...

Depois de ouvir o escultor Francisco Simões fiquei mais rica!

Sinto que ele me transmitiu coisas muito bonitas e importantes

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana,
Não conhecia o escultor Francisco Simões, no entanto, o seu nome ficou "gravado" pelas palavras de admiração que as mulheres lhe merecem.
Gostei.

Sobre as pedras, lembrei da frase, que é comum nós ouvirmos dizer: “Se nos calarmos as pedras falarão!
Também gosto de pedras, e tal como a Viviana, sempre que vou a uma praia ou rio lá trago, não uma, mas um saco "pequeno" de pedras que coloco num pequeno espaço na frente da minha cozinha.
Sou incapaz de estar deitada na areia da praia sem fazer nada, ou leio, ou apanho pedras.
E no final sobra sempre para o sr, Helder que é que as carrega :))

Desejos de uma noite tranquila e abençoada.
beijos

Jhacy disse...

Viviana, que profundo este seu texto!!
Amei!!