quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Partiu a actriz Maria Dulce


A atriz Maria Dulce com o seu característico ar maroto.

Hoje á noite, enquanto via o Telejornal, passou em roda-pé a notícia da morte da actriz Maria Dulce. Como não vi as notícias até ao fim não sei se o apresentador abordou o assunto ou não.
Tinha setenta e três anos de idade e sessenta de teatro. Começou aos treze com a peça Frei Luis de Sousa, que recordo que foi um enorme sucesso.
Foi encontrada morta, hoje de manhã, na sua casa em Bucelas - Loures, onde vivia sòzinha.
Eu gostava muito dela, não só como atriz mas também como pessoa.

«Maria Dulce estava a ensaiar a peça ‘Sabina Freire’, de Manuel Teixeira Gomes, que devia estrear-se no auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, a 5 de Outubro. Em 2009, havia entrado em ‘Hedda Gabler’, de Henrik Ibsen, também encenada por Celso Cleto.

Conhecida dos portugueses graças à sua presença em muitas produções no pequeno ecrã, estreou-se aos 13 anos no filme ‘Frei Luís de Sousa’, de António Lopes Ribeiro. Entrou em telenovelas como ‘Chuva na Areia’, ‘Passerelle’, ‘A Banqueira do Povo’ e ‘A Lenda da Garça’.

Também entrou em séries de humor, participou em ‘Nico d’Obra’, ‘Os Andrades’ e na ‘Grande Noite’, de Filipe La Féria. Mais recentemente, participou nas telenovelas da TVI ‘Anjo Selvagem’ e ‘Baía das Mulheres’ e das séries da RTP ‘Liberdade 21’ e ‘Pai à Força’.»

Acerca da sua morte, o conhecido homem do teatro e encenador Filipe la Féria disse hoje, o seguinte:

"Trata-se de uma grande actriz que desaparece, infelizmente muito esquecida quer pelo público, quer pelos responsáveis pela cultura. Não era uma segunda figura, mas uma primeira figura do teatro português, fez trabalhos fantásticos. Se fosse inglesa, era uma 'dame'. Aqui não, aqui morreu pobremente, com dificuldades, e esquecida por todos. É muito o espírito português, infelizmente. Em Portugal, as pessoas são muito esquecidas e maltratadas. Só quando morrem é que se lembram delas... Isso deixa-me triste, deixa-me muito triste."

Também estou triste...
Obrigada, Maria Dulce, muito obrigada.

5 comentários:

Ana Maria disse...

Triste ainda porque ficou no esquecimento.
Que Deus a acolha com os seus braços sagrados.
Dai a ela o descanso eterno, fazei que a luz perpétua a ilumine.!
Amiga, obrigada por sempre brilhar nos meus blogs.
Beijinhos , fique sempre com a proteção divina.

Fernanda Rocha Mesquita disse...

e e' bem verdade... infelizmente em Portugal muita gente parece ter memoria curta... perante pessoas que emprestam o seu valor para nos fazer rir e distrair. Gostei da sua visita ao blog do Marcio e do seu comentario la'. Ontem a' noite falei disso ao Eduardo pelo telefone ( porque agora por uns tempos, nao sei quanto ele vai estar a trabalhar longe de casa e so vem de 9 em 9 dias, mas felizmente permanece 5 em casa, que passam a correr. a vida se encarregou de nos manter separados de novo. ele nao gosta que use a palavra separados porque acha que nunca estamos. na verdade todos os dias nos falamos entre 4 a 5 horas por dia, mas volta amanha! mas com dizia falei a ele da sua visita ao marcio. ele disse que ate hoje foi a pessoa que encontrou mais parecida comigo. boa semana beijinhos.

Fernanda Rocha Mesquita disse...

acho que nao expliquei bem... a pessoa parecida comigo e' a Viviana AhAh...que portugues mal falado! beijinhos

Unknown disse...

Excelente atriz e mulher,esteja onde estiveres descansa em paz.

Beijo.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Olá Viviana!!!

Sempre um pesar quando um ser com tantos dons parte...mas creio que Deus também os quer por perto em seu devido tempo!

Meu beijo e meu carinho!

Sonia Regina.